Bio Caldo - Quit Alimentos

A importância da limpeza do rosto na rotina

 Entenda como a higienização adequada protege a pele, melhora a absorção dos produtos e evita problemas como acne e excesso de oleosidade

 

Créditos: Prostock-Studio/iStock

Para muitos, uma rotina de skincare inclui apenas o uso de cremes hidratantes e outros produtos que ajudam a manter a aparência saudável. Apesar de esses passos serem importantes, a limpeza adequada é fundamental para garantir não apenas a beleza, mas também a saúde da pele.

Ao longo do dia, o maior órgão do corpo é exposto a muitos fatores que agridem a camada natural da derme. Poluição, excesso de oleosidade, poeira, cosméticos e demais produtos como o protetor solar acumulam na pele, entupindo os poros e causando problemas como acúmulo de sebo, acne e irritações.

Embora incluir a etapa de higienização na rotina seja uma garantia de que a cútis fique livre de impurezas e, consequentemente, mais viçosa, é preciso ter atenção quanto à quantidade de vezes que ela é limpa, assim como quais produtos são utilizados durante essa etapa.

A importância da limpeza

Para a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, o fato de o Brasil ser um país tropical faz com que a maioria da população tenha pele mista ou oleosa.

Para a especialista, fatores como exposição ao calor, alimentação, estresse e agentes poluentes são responsáveis por sujar ainda mais a pele, causando principalmente a obstrução dos poros e o surgimento de cravos e espinhas.

Outra questão importante para os cuidados no dia a dia está na remoção completa da maquiagem, já que os cosméticos contêm substâncias que podem ser prejudiciais se ficarem em contato com a pele por um longo período de tempo.

Quando fazer a higienização

De modo geral, a higienização deve ser feita duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Para cada um desses momentos, existe uma função na limpeza, e ela deve ser considerada para a utilização de produtos adequados.

Durante a manhã, ao acordar, apesar de o rosto parecer limpo, existem resíduos, como o sebo, que são produzidos ao dormir. Além disso, o acúmulo de cremes e demais itens aplicados à noite pode ser prejudicial ao longo do dia.

Já a limpeza noturna tende a ser mais importante e deve ser mais completa. Tanto o acúmulo de sujeira causado pelos fatores externos quanto a maquiagem, o protetor solar e os cremes devem ser removidos nesta etapa, garantindo o desentupimento completo dos poros.

Limpar bem a pele antes de deitar também garante que os produtos de skincare aplicados à noite cumpram melhor suas funções, já que a derme estará sem fatores externos que comprometem a absorção.

Como fazer a limpeza

A higienização da pele deve ser feita de forma suave e delicada, sem agredir a camada protetora. Após molhar o rosto com água morna ou fria, é preciso fazer a aplicação de um produto que remova as impurezas. O cleansing oil e o sabonete neutro são capazes de remover tanto a maquiagem quanto o excesso de substâncias e impurezas.

Vale destacar que, nos dias em que houver um acúmulo maior de produtos, como muita  maquiagem, por exemplo, pode ser necessário fazer uma esfoliação, principalmente no período noturno.

Depois da limpeza, é recomendável aplicar cremes hidratantes ou seguir com os próximos passos de skincare.

Cuidados necessários

Apesar de a limpeza ser uma das etapas mais importantes para a rotina, é preciso tomar alguns cuidados. Lavar o rosto muitas vezes ao dia pode causar um efeito rebote, ou seja, remover toda a proteção da pele pode fazer com que ela produza cada vez mais oleosidade, causando descontrole.

Por isso, contar com a orientação de um dermatologista é essencial. Além de indicar a frequência ideal para a higienização, o profissional pode recomendar os produtos mais adequados para cada tipo de pele.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem