Dicas para introduzir legumes e verduras na alimentação infantil

 Envolver a criança no preparo dos alimentos, deixá-las escolher os legumes e introduzir legumes em receitas são formas de despertar o interesse dos pequenos


Créditos: Marcus Chung I iStock


Introduzir a alimentação com alimentos mais sólidos para crianças pode ser um desafio e tanto. Isso porque, acostumadas a se alimentar somente com o leite materno, quando as crianças entram em contato com os alimentos podem sofrer com a mudança  das sensações no paladar.


No geral, as crianças tendem a recusar vários alimentos nesse momento, pois não sabem como reagir para se acostumar com eles. Então, o hábito vem para mudar toda a rotina alimentar da criança: é extremamente importante focar na rotina e nos hábitos alimentares.


Mas, afinal, como fazer isso? Confira algumas dicas a seguir!


Criança protagonista

Para que a criança entenda o poder de escolha sobre o que ela come no prato, você precisa deixá-las escolher o que as interessa.


Um bom exercício é levar a criança para um hortifrúti ou supermercado e mostrar as verduras e os legumes, pedindo para que ela escolha os que mais chamaram a atenção. Como esses alimentos costumam ser coloridos e cheirosos, essa tarefa pode ser divertida e indaga as crianças a participarem das escolhas na própria alimentação. Em casa, prepare os vegetais escolhidos e peça para a criança experimentar todos, de preferência oferecendo-os em diferentes preparos.


Mostre o processo de preparo para a criança

Outro ponto importante é a criança estar envolvida, também, no processo de preparo dos alimentos. Leve-os para a cozinha e peça a ajuda deles para cozinhar os alimentos, na execução de pequenas tarefas como mexer uma panela, lavar a verdura ou o legume, etc.


Dessa forma a criança terá mais curiosidade a respeito do que ela come, e vontade de experimentar.


Faça purês de legumes

Uma ótima forma de fazer com que as crianças comam legumes é fazendo purês. Por ser um prato fácil de mastigar e por ser cremoso, os purês auxiliarão a criança a entrar em contato com outros vegetais – dá para fazer purê de batata, cenoura, couve-flor, batata-doce, etc.


Adicione legumes nas receitas

Gradualmente, é interessante introduzir alguns legumes e verduras nas receitas do dia a dia da criança. Fazer uma omelete com pedaços de cenoura ou brócolis, misturar o arroz com alguns legumes ou preparar uma torta de legumes, por exemplo, são formas de oferecer esses alimentos para a criança.


São várias as opções de receitas com legumes, e com certeza você encontrará uma forma que a criança coma o legume sem reclamar ou recusar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem