4 dicas para deixar a cozinha mais segura para as crianças

 Apesar de ser um local de aprendizagem e convívio familiar, é preciso muito cuidado com crianças na cozinha



Créditos: iStock


A cozinha é um ambiente que necessita de muita atenção, principalmente quando se tem crianças morando na residência. Por serem muito curiosas, as crianças tendem a mexer em diversos locais que podem ser perigosos. Por isso, é essencial tomar algumas medidas para tornar a cozinha mais segura.


Conheça 4 dicas que vão deixar a cozinha mais segura para as crianças e evitar acidentes domésticos: 


Altas temperaturas


Tomar cuidado com fogo e objetos que possuem altas temperaturas é essencial, pois as crianças pequenas não possuem o discernimento sobre o que é quente o suficiente para machucá-las. Por isso, bocas de fogão, fornos, micro-ondas e outros eletrodomésticos que trabalham com temperaturas elevadas precisam sempre ser colocados fora do alcance das crianças.


Além disso, também é preciso tomar cuidado com alimentos quentes, pois eles também podem ser perigosos.


Objetos cortantes


Objetos cortantes como facas, tesouras, itens de cerâmica entre outros também precisam de muita atenção. É preciso que todos os objetos que tenham potencial de causar cortes fiquem em locais altos, fora do alcance das crianças. Além disso, sempre que as crianças tiverem contato com utensílios de vidro, a segurança precisa ser redobrada.


Sacos plásticos e produtos de limpeza


Sacos plásticos são frequentemente usados em lixos ou para embalar alimentos na cozinha, porém é essencial evitar que as crianças tenham acesso a esse material, pois eles podem causar sufocamentos.  


Produtos de limpeza também precisam de muita atenção e precisam ser guardados em locais altos, fora do alcance das crianças. Por serem coloridos, esse tipo de produto costuma despertar muita curiosidade nas crianças, e sua ingestão pode resultar em intoxicações.


Pisos escorregadios


Outro ponto de atenção com as crianças, adultos e idosos nas cozinhas são os pisos. Existem diversos pisos que quando molhados, tornam-se extremamente escorregadios. Por isso, é ideal o uso de porcelanato acetinado em locais como cozinhas e banheiros, pois esse tipo de piso possui muito mais aderência e evita escorregões, que podem ser perigosos.


Além de usar o piso correto, também é preciso lavar frequentemente o chão da cozinha para evitar o acúmulo de gordura e realizar a secagem do local após a limpeza.


A cozinha é um local de muita aprendizagem e convívio familiar para as crianças. O preparo de alimentos supervisionado por adultos ajuda no processo pedagógico infantil, além de estimular a criatividade e a coordenação motora. Com os cuidados necessários, esse pode ser um ambiente muito saudável para as crianças.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem