Terça, 14 de Julho de 2020 17:31
61981028469
Polícia Polícia

PMDF homenageia trabalhador rural

25/05/2020 10h40
1.228
Por: A Redação
PMDF homenageia trabalhador rural
.

No Dia do Trabalhador Rural (25), a Polícia Militar do Distrito Federal homenageia o trabalhador rural, sem o qual a vida na cidade seria impossível. O Brasil é um país que tem na agricultura uma das mais importantes fontes de receita, exportando milhões de toneladas de grãos, ajudando a saciar a fome em vários países.

Para garantir a segurança desses trabalhadores que são tão indispensáveis a nossa sociedade, a Polícia Militar mantém o policiamento em todo DF, inclusive com a modalidade de policiamento rural. Os Batalhões Rurais integram o Comando de Policiamento Ambiental (CPAM) e são responsáveis pelo policiamento preventivo e repressivo nas áreas rurais de todo DF.

As rondas preventivas e as visitas comunitárias evitam diversos tipos de crimes, sendo os mais comuns enfrentados pelos Batalhões Rurais, os furtos em propriedades rurais (insumos, animais, ferramentas, fertilizantes), violência doméstica e familiar contra mulheres e crianças e parcelamento irregular de terra.

Os policiais militares especializados nessas ocorrências realizam um trabalho com a comunidade rural por meio da sociedade civil organizada como o Conselho de Segurança Rural (Conseg Rural), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e associações rurais que se reúnem, periodicamente com a PMDF para tratar dos desafios das regiões rurais atendidas.

O Capitão Rafael Cunha, Comandante do 1º BPR, ressalta que dentre os maiores desafios enfrentados, estão a dificuldade de mobilidade em ambiente rural e a falta de comunicação. "Tudo isso é compensado com as lindas paisagens e a ótima receptividade e reconhecimento das comunidades", afirma o policial militar.

Os produtores rurais e a comunidade rural contam também com o Programa Guardião Rural da PMDF, projeto modelo para todo Brasil, o qual consiste em aproximar a Polícia Militar dos proprietários que recebem visitas em suas propriedades rurais, a fim de cadastrar, emplacar e monitorar esses locais.

Os policiais militares também fazem um inventário dos bens da propriedade e, além disso, incluem os proprietários nos grupos de Whatsapp para atendimentos de urgência e emergência. Tudo isso para prevenção criminal por meio da arquitetura do ambiente com foco no policiamento comunitário.O projeto tem gerado ótimos resultados quando se trata de prevenção da criminalidade.

Com o Guardião Rural, os policiais militares ampliam a proximidade com os proprietários rurais. A comunicação mais ágil aumenta a eficiência do patrulhamento. Em média, cada equipe de policiais militares visita quatro propriedades por dia.

A PMDF parabeniza a todos os trabalhadores rurais que mesmo nessa época de pandemia trabalham diariamente para garantir o abastecimento da cidade, o policiamento rural e todos os policiais militares que compõem os Batalhões Rurais, desejando um excelente dia.

Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 17h28 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 11° Máx. 29°

26° Sensação
19 km/h Vento
25% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quinta (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 28°

Sol com algumas nuvens