Domingo, 26 de Setembro de 2021
24°

Alguma nebulosidade

Brasília - DF

Geral Amazonas

Sejusc finaliza mutirão de entrega de Carteiras de Identidade nos PACs do Amazonas

Mutirão de entregas de Carteiras de Identidade (RGs) atendeu pessoas que não foram buscar os documentos nas unidades de PACs.

31/07/2021 às 17h25
Por: Ueliton Mello Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Documentos de usuários faltosos permanecerão por mais 15 dias nos PACs - FOTO: Raine Luiz/Sejusc.
Documentos de usuários faltosos permanecerão por mais 15 dias nos PACs - FOTO: Raine Luiz/Sejusc.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) concluiu, na tarde deste sábado (31/07), o mutirão de entregas de Carteiras de Identidade (RGs), de pessoas que não foram buscar os documentos nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), na capital e no interior, no período de 1° de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

Ao todo, 150 RGs foram entregues na ação que iniciou às 8h e se estendeu até as 14h. A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, destacou que a população que deu entrada no documento precisa ir buscá-lo. “O mutirão é positivo, mas há muitas pessoas que fazem o agendamento, dão entrada no RG, e não o pegam. E elas acabam tirando a vaga de quem precisa e dando prejuízos para o Estado”, disse.

A diretora dos PACs, Janeffer Santos, explicou que o RG é o primeiro documento com foto de uma pessoa e, por meio dele, é viabilizada a emissão de outras documentações. “Neste momento de pandemia, em que vários benefícios eventuais são disponibilizados à população, é importante finalizar o processo de emissão de RG, porque ele só acaba quando o usuário vai buscá-lo”, orientou.

RG em mãos 

Uma pessoa que fez questão de retirar seu RG foi a autônoma Brenda Anveres, 27. Ela contou que não buscou a Carteira de Identidade devido à pandemia. “Achei a iniciativa do Governo muito boa, porque a gente precisa bastante do RG. Amei o atendimento”, afirmou a jovem.

Outro que não perdeu tempo foi Ângelo Monteiro Xavier, 23, que encontrou no mutirão uma oportunidade para recuperar o documento. “Esse RG vai me ajudar bastante, porque estava necessitado. O meu antigo RG, eu não tenho. Então com este vou conseguir fazer bastante coisa”, disse.

Retirada 

Os RGs dos usuários que não foram retirá-los nos PACs permanecerão nas unidades por mais 15 dias. Após esse período, os documentos serão devolvidos ao Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Os nomes das pessoas que devem buscar os RGs constam em uma lista disponível no site do órgão (www.sejusc.am.gov.br), ou pelo link http://www.sejusc.am.gov.br/nomes-de-usuarios-que-faltam-buscar-rgs-nos-pacs/. Em 2019, 834 usuários deixaram de buscar os documentos nos PACs. Em 2020, o número foi de 2.977.

Para receber o RG, é necessário que o usuário se dirija ao PAC onde solicitou a emissão do documento e apresente um comprovante de identificação, como Certidão de Nascimento, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No caso do PAC Educandos, fechado para reformas, os usuários devem se dirigir ao PAC Galeria dos Remédios, no Centro de Manaus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Brasília - DF Atualizado às 21h54 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 27°

Seg 30°C 17°C
Ter 30°C 16°C
Qua 31°C 17°C
Qui 32°C 17°C
Sex 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio