Domingo, 26 de Setembro de 2021
24°

Alguma nebulosidade

Brasília - DF

Cultura Goiás

Teatro Goiânia apresenta concerto de Piano e Clarinetas

No programa estão obras solo e para clarineta e piano de compositores como Mendelssohn, Saint-Saëns, Debussy, Mignone e Piazzolla, dentre outros

27/07/2021 às 13h05
Por: Ueliton Mello Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

O Teatro Goiânia, unidade da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), recebe nesta terça-feira, 27 de julho, às 20h,  a Orquestra Sinfônica de Goiânia, em  um espetáculo online de música de câmara variado, com o pianista convidado Willame Belfort e os clarinetistas Pedro Alliprandini e Vanderlei Alves.  

O concerto será transmitido ao vivo do Teatro Goiânia diretamente para a página da OSGO no Youtube: www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania.

A proposta é levar ao público um programa variado que mostre a versatilidade e as possibilidades musicais e expressivas da clarineta, que é um dos principais instrumentos do naipe de madeiras da orquestra, na qual faz quase sempre um papel de destaque, em especial na música orquestral dos séculos XIX e XX. 

A realização é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secult Goiás.

Os instrumentistas

Willame Belfort

Fruto da Escola de Música do Estado do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo", pertencente a classe da Profa. Rose Fontoura, é pianista e compositor erudito com músicas já tocadas em outros Estados e países, tendo em seu currículo trabalhos com instrumentistas e cantores líricos nacionais e internacionais, além de participação como bolsista e pianista colaborador em vários festivais de música. Além de músico, é escritor e poeta com dois livros solos já lançados e membro imortal da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil - Acilbras.

Pedro Alliprandini 

Pedro Alliprandini é músico clarinetista, professor e arranjador. Natural de São Carlos, no estado de São Paulo, iniciou seus estudos de clarinete com professor José Alessandro da Silva, e se tornou membro e solista da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Após o bacharelado em Música pela Unicamp, realizou seus estudos de pós-graduação com professor D. Ray McClellan na University of Georgia, nos EUA, onde concluiu mestrado e doutorado. Nos seus anos de estudo no exterior, foi membro bolsista do quinteto de sopros Southern Wind Quintet e do grupo de música contemporânea Rote Hund Ensemble. Em 2016venceu o concurso UGA Symphony Orchestra Concerto Competition. Lá também desenvolveu, em parceria com o eufonista Fernando Deddos, um projeto de música brasileira chamado Duo Grego – que foi apresentado no encontro internacional de clarinetistas (ClarinetFest) em 2017.

Ao retornar ao Brasil, se tornou primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO). Pedro adota um repertório musical do erudito ao popular,  tanto em suas performances quanto arranjos e pesquisas. Segue uma carreira musical versátil, sempre com um carinho especial pela música brasileira. 

Vanderlei Alves

Vanderlei Alves é clarinetista e claronista da Orquestra Sinfônica de Goiânia desde 2015. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior pela Fabec e Bacharel em música pela Universidade Federal de Goiás na classe de clarineta do Prof. Dr. Johnson Machado. Em 2016 recebeu 2º prêmio e prêmio do público no IV Concurso de Música Jovens Talentos: Troféu Mansueto Barbosa. Foi bolsista em diversos festivais: Festival de Inverno de Campos do Jordão, Rock Ridge Music Music Center (Colorado-EUA), Oficina de Curitiba, entre outros. Em 2018 estudou performance em clarineta no programa de intercâmbio com Dr. McClellan na Hugh Hodgson School of Music - The University of Georgia – EUA. É professor assistente de clarineta no Instituto Federal de Goiás, e colaborador JC Woodwinds.

Programa:

Parte I

 

• C. Debussy - Petite Piece

 

• Astor Piazzolla - Obilivion

 

• Camille Saint Saëns - Sonata para Clarineta e Piano

 

I Allegretto

 

II Allegro animatto 

 

Pedro Alliprandini

 

Willame Belfort

 

Parte II

 

 • Astor Piazzolla - Café (1930)

 

• A. Messager - Solo de Concours

 

Vanderlei Alves

 

Willame Belfort

 

Parte III

 

• Francisco Mignone - Pequena Valsa de Esquina

 

• F. Chopin - Polonaise Op. Póstuma N.2

 

Willame Belfort

 

Final

 

• F. Mendelssohn - Concerto Estudo Op. 113 n. 1

 

Serviço:

 

Evento: Piano e Clarinetas – Música de Câmara do o pianista Willame Belfort e os clarinetistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia

 

Data: terça-feira, dia 27 de junho de 2021

 

Horário: 20h

 

Transmissão ao vivo do Teatro Goiânia pelo canal daOSGO no Youtube

Fonte: Secult - Governo de Goiás

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF Atualizado às 22h55 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 27°

Seg 30°C 17°C
Ter 30°C 16°C
Qua 31°C 17°C
Qui 32°C 17°C
Sex 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio