Domingo, 26 de Setembro de 2021
24°

Alguma nebulosidade

Brasília - DF

Brasil Brasil

Bolsonaro: 'Fui obrigado a vetar' projeto a favor de vítimas do câncer

Texto, que facilitava acesso a remédios, é de autoria do senador José Reguffe e foi aprovado em 2020 de forma unânime

27/07/2021 às 11h45
Por: Ueliton Mello Fonte: R7
Compartilhe:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (27) a seus apoiadores, em Brasília, que foi obrigado a vetar um projeto que facilitava o acesso a remédios contra câncer por meio dos planos de saúde. "Quando um parlamentar não apresenta a fonte de custeio, se eu sancionar, estou em curso no crime de responsabilidade", justificou.

"Eu veto e apanho porque vetei, por falta de conhecimento do pessoal", disse o presidente. 

A proposta do senador José Reguffe (Podemos-DF) foi aprovada em 2020 de forma unânime pelos 74 senadores que estavam na sessão. Na avaliação do Planalto, o texto do projeto poderia comprometer o mercado dos planos de saúde.

"Um pedaço de papel, se não tiver responsabilidade do que está escrito nele, não ajuda em nada a gente. Estou apanhando porque vetei esse projeto, que tratava do câncer, mas o parlamentar não falou quem vai pagar a despesa", disse Bolsonaro, que acusou a proposta de demagógica.

"Se alguém votar o salário miínio de R$ 10 mil, eu sanciono aqui e está resolvido o assunto. É assim que faz?", questionou os apoiadores. "O dinheiro vem de aumentar o imposto ou criar um novo." 

Bolsonaro aproveitou o tema para dizer por que também vetou o que chamou de excessos do fundo eleitoral aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta, contida na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) era de R$ 6 bilhões para 2022.

Como costuma fazer todos os dias, o chefe do Executivo reclamou das constantes críticas, "Você apanhar o tempo todo sem motivo, por parte da mídia e algumas autoridades... eles querem a volta da impunidade e da corrupção. Dois anos e meio sem corrupção no governo", exaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Brasília - DF Atualizado às 22h35 - Fonte: ClimaTempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 27°

Seg 30°C 17°C
Ter 30°C 16°C
Qua 31°C 17°C
Qui 32°C 17°C
Sex 33°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio