Sábado, 31 de Julho de 2021
61981028469
Geral Pará

Preamar da Sustentabilidade movimenta o Parque Urbano Porto Futuro

O projeto segue neste domingo (13), com ações da Defensoria Pública do Estado, a Feira do projeto Vitrine Artesanal da Emater, entre outras iniciativas

12/06/2021 21h58
159
Por: Ueliton Mello Fonte: Secom Pará

Mesmo com o dia nublado, os visitantes do Porto Futuro não deixaram de prestigiar a primeira edição do Preamar da Sustentabilidade, que iniciou neste sábado (12). A iniciativa é do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado Cultura (Secult) em parceria com Ideflor-bio, Emater, Defensoria Pública e Equatorial Energia.

A estudante de farmácia, Nívea Sousa, costuma a fazer caminhadas no Porto Futuro, todos os dias, e segundo ela, a caminhada de hoje rendeu compras e muita informação. “Vir aqui já faz parte da minha rotina, mas hoje aproveitei para comprar uns produtos orgânicos e ainda tô levando uma muda de açaí. Iniciativas como essa fazem desse parque um lugar ainda mais especial porque incluem, nós, cidadãos em um calendário super importante como esse sobre a consciência ambiental”, destaca a estudante.

A dona de casa Patrícia Meireles levou o neto, João Pedro, para se divertir no balé das águas e saiu do parque com uma muda de cacau e elogiou a iniciativa. “Enquanto esperava meu neto, eu aproveitei pra dar uma olhada na feirinha, e também achei interessante a campanha sobre os direitos da criança e do adolescente, temos que nos informar sobre nossos direitos. Amanhã eu faço questão de voltar pra aproveitar mais”, destacou avó de João Pedro. 

Quem também aprovou a iniciativa foram os produtores familiares que puderam comercializar seus produtos, como Jeremias de Oliveira, do município de Santa Bárbara. “Estamos muito felizes de estar aqui. Essa é a primeira e sabemos que o movimento está só começando. Nossa expectativa é das melhores, já que o Porto Futuro é um espaço estratégico pra gente, pelo grande fluxo de pessoas que recebe”. 

Programação

O Preamar da Sustentabilidade continua neste domingo (13), no Porto Futuro com ações da Defensoria Pública do Estado, a Feira do projeto Vitrine Artesanal da Emater, e o projeto E+ comunidade da Equatorial. No local é possível fazer troca de materiais recicláveis por descontos na tarifa de energia, além de lâmpadas incandescentes e fluorescentes de bocal por lâmpadas de led (até 5 por unidade consumidora). 

A programa continua nos próximos finais de semana em outros espaços como, na Estação Cultural de Icoaraci (19 e 20) e Parque da Residência (26 e 27).

Por Iego Rocha (SECULT)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.