Domingo, 13 de Junho de 2021
61981028469
Geral Pará

Segup promove mais uma etapa de vacinação para profissionais de segurança

Cobertura vacinal atinge 95% de sua totalidade deste grupo.

11/06/2021 16h02
51
Por: Ueliton Mello Fonte: Secom Pará

“Uma felicidade tremenda. A realização de um sonho que muitos almejam e que trará maior segurança para o serviço, uma vez que lidamos diretamente com a população”, assim definiu a cabo CBM Karoline Campos, da unidade de resgaste, vacinada com a segunda dose de AstraZeneca nesta sexta-feira (11), no quartel do Corpo de Bombeiros, em Belém, durante a campanha de vacinação dos agentes segurança pública, promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Lembrar-se do início da pandemia, no ano passado, traz sentimentos como o de preocupação, relata a militar. “Era muito tenso para gente da unidade de resgate, principalmente porque nós não sabíamos com o que estávamos lidando. Era tudo muito novo só sabíamos da letalidade dessa doença. Ainda assim não poderíamos deixar de trabalhar e não deixamos”, afirma.

A militar lembra-se da euforia ao saber que o Pará iniciaria a vacinação de todo o efetivo das forças de segurança. “Foi uma felicidade porque antigamente morava com os meus pais e a minha preocupação era de levar a doença para dentro de casa. Eles são idosos e tem comorbidades. Quando nós fomos sinalizados positivamente que iríamos ser vacinados, aí o nosso serviço fluiu muito melhor tanto dentro, quanto fora de casa”.

Para Pedro Paulo de Souza, policial penal da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), um dos 400 servidores que receberam a primeira dose nesta sexta, a vacinação soma no combate à pandemia e assim torna-se necessária para desempenho das atividades.

“Sabemos que se nós não nos vacinarmos, ficamos sujeito a contrair o vírus. Ele (o vírus) provoca um mal muito grande na nossa saúde. Receber hoje a primeira dose representa muita coisa para mim, uma questão de saúde mesmo. Esse momento é especial”, definiu o policial. 

Para a vacinação desta sexta-feira (11) foram disponibilizadas 1.691 doses de imunizantes para aplicação da 1ª e 2ª doses. Além do posto de vacinação no quartel do Corpo de Bombeiros, a imunização ocorreu também para policiais militares no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP-PMPA), no bairro do Souza.

Foram imunizados servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, CPC Renato Chaves, Guarda Municipal de Belém, Segup, Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Trânsito e servidores da Seap. Com esta fase do plano de imunização, a cobertura vacinal atinge 95% de sua totalidade. Segundo o titular da Segup, Ualame Machado, o Pará está a poucos passos de concluir esta importante vacinação dos agentes de segurança.

“Com essa campanha que acontece nós praticamente fecharemos 100% do efetivo em especial da Região Metropolitana. Já fechamos nas regiões do Marajó, de Carajás, do baixo Tocantins e várias outras regiões do estado. Pouquíssimas doses faltarão para que a gente possa cumprir os 100%. Assim o Pará, o primeiro estado a iniciar a vacinação, irá agora concluir a imunização dos seus agentes da segurança pública”.

Responsável por coordenar, planejar e articular com os órgãos do Sistema Integrado de Segurança Pública, a Segup operacionalizou juntamente com repasses da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), a vacinação nos 144 municípios paraenses. A fase de imunização, que se iniciou nesta sexta (11), seguirá por mais dois dias (14 e 15), próxima segunda e terça-feira, respectivamente, em Belém e Ananindeua, em pontos que ainda serão divulgados.

 Texto: André Macedo (Ascom/Segup)

Por Valéria Nascimento (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.