Domingo, 16 de Maio de 2021
61981028469
Cidades Aparecida de Goiania

ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Nilva Aparecida

Nilva Aparecida – A arte no crochê

04/05/2021 11h55
216
Por: Ueliton Mello Fonte: Câmara de Aparecida de Goiânia
ESPECIAL ARTESÃOS APARECIDENSES – Nilva Aparecida

Seguindo com as matérias sobre os artesãos de Aparecida de Goiânia, esta semana falaremos sobre Nilva Aparecida Martins Messias, que trabalha com crochê.

A artesã conta que aprendeu a arte de crochetar com sua mãe, aos 10 anos de idade. "Me encantei com o crochê, porque minha mãezinha fazia, e era professora de crochê. Ela tinha uma aluna que estava aprendendo fazer vestidos de boneca, essa aluna ia pra nossa casa com um cesto cheio de bonecas. Como éramos uma família carente e com 9 irmãos, eu não tinha boneca. Então para poder ficar perto das bonecas, me sentei no chão ao lado da cesta de bonecas, e peguei um grampo de cabelo, entortei uma pontinha, e fiz minha agulha de crochê, pedia as sobras de linha da minha mãe, e assim aprendi", explica Nilva.

As matérias primas utilizadas pela artesã são linhas, lãs, fios de malha, enfim todo tipo de fios, agulhas para crochê e agulhas para tapeçaria. Cada peça tem um tempo de produção, por exemplo uma peça pequena ela consegue fazer em apenas um dia, já uma colcha, pode levar até meses para finalizar.

Para quem tiver interesse em ver e saber mais sobre os trabalhos de Nilva, as redes sociais dela são: Facebook: aturmadocrochet Instagram; @aturmadocrochet e um blog: aturmadocrochet.blogspot.com.br

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.