Quarta, 03 de Março de 2021 15:20
61981028469
Política Política

Estudantes receberão treinamento de primeiros socorros

23/02/2021 21h20
138
Por: A Redação
Foto: Figueiredo/CLDF
Foto: Figueiredo/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou na tarde desta terça-feira (23), em sessão extraordinária remota, o projeto de lei nº 719/2019, do deputado Jorge Vianna (Podemos), que cria o Programa "Socorro nas Escolas", que oferecerá aos alunos das redes pública e privada de ensino informações e treinamento de primeiros socorros. O texto foi aprovado em segundo turno e redação final com 17 votos favoráveis e segue agora para sanção do governador. 
De acordo com o projeto, o programa atenderá alunos, professores, funcionários e comunidade escolar, das escolas públicas e particulares. As palestras e os treinamentos serão ministrados por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/DF), Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (FEPECS), demais profissionais da secretaria de Saúde e militares do Corpo de Bombeiros.

Programa mães de Brasília

Os deputados também concluíram a aprovação do projeto de lei nº 994/2020, do deputado Martins Machado (Republicanos), que cria o Programa Mães de Brasília, com objetivo de proteger a saúde da gestante em situação de vulnerabilidade social e do recém-nascido no DF. Aprovado em segundo turno e redação final com 17 votos favoráveis, o texto segue à sanção do governador.
O Programa tem por finalidade "assegurar à mulher em situação de vulnerabilidade social e ao recém-nascido a assistência integral à saúde, incluindo pré-natal, parto e pós-parto; facilitar e promover o acesso à rede pública de saúde da gestante e recém-nascido; a prevenção de doenças no ciclo gravídico-puerperal até o primeiro ano de vida da criança, visando a diminuição dos índices de mortalidade materna e infantil".

Exames de medidas intracranianas de recém-nascidos

Ainda nesta terça-feira, os deputados distritais aprovaram, em primeiro turno, com 14 votos favoráveis e a abstenção da deputada Julia Lucy (Novo), o PL nº 778/2015, do deputado Robério Negreiros (PSD), que obriga os hospitais públicos e privados do DF a realizarem exames de medidas intracranianas nos recém-nascidos. O objetivo da iniciativa, segundo o distrital, é identificar possíveis casos de microcefalia. A proposta ainda precisa ser votada em segundo turno.
​​​​​​​
Luís Cláudio Alves
Fotos: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa
 

Fonte: CLDF
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.