CLDF CORONAVÍRUS
anucie aqui
Polícia

PMDF lança campanha de doação de sangue

25/03/2020 16h01
Por: A Redação
88
.

A Polícia Militar do Distrito Federal solicita doadores de qualquer tipo sanguíneo para ajudar na reposição estoque de sangue. Os estoques estão baixos
O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Agendamento: Individual ligue 160, opção 2. Em grupos de no máximo 15 pessoas ligue 3327-4447.
O Hemocentro tomará as devidas cautelas para que não haja aglomeração de pessoas nas dependências.

CONDIÇÕES PARA DOAR
- Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção;
- Ter entre 16 e 69 anos (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
- Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
- Não estar em uso de medicamentos;
- Apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
- Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não são aceitos crachás funcionais, carteiras estudantis nem certidão de nascimento;
- Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar duas horas antes da doação.
IMPORTANTE:
- Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
- O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar.
- Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

ALIMENTAÇÃO

- Nada de jejum! É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação. Fique atento a algumas precauções:
- Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
- Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.

Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.