Sábado, 27 de Fevereiro de 2021 13:23
61981028469
Cidades Cidades

Juntos contra o inimigo

21/03/2020 15h45
252
Por: A Redação
.

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, as manifestações de solidariedade e votos de esperança em todo mundo têm se proliferado com a mesma agilidade e rapidez da doença. Na Itália, por exemplo, pessoas cantam juntas nas janelas e sacadas. No Reino Unido e nos EUA, jovens sem oferecem para fazer diversos serviços para idosos em quarenta. No Brasil e, sobretudo, em Brasília, gestos como esses têm mobilizado segmentos da sociedade. É o que acontece, a partir de hoje,  em diversos supermercados do Distrito Federal, numa campanha que vai unir comerciantes e a sociedade civil na doação de materiais de limpeza para hospitais, clínicas, creches, asilos e famílias carentes.

Até o momento, 119 supermercados da cidade estão participando do projeto. Além de doarem produtos de limpeza como álcool gel, água sanitária, esponja, sabão, sabonete, shampoo e papel higiênico, os estabelecimentos disponibilizaram caixas para que os clientes possam contribuir com um gesto de solidariedade. A ação, uma parceria do GDF com a Asdra (Associação Brasiliense de Supermercados), Sindsuper (Sindicato dos Supermercados), Sesc e Fercomércio, não tem data para terminar. O transporte dos produtos angariados será feito pelo Sesc nos locais indicados pela secretarias de Justiça e Cidadania e de Ação Social.

"O setor supermercadista é um dos mais essenciais no cotidiano das pessoas porque é quem faz a distribuição de 75% de todos os bens de consumo no Brasil", observa o secretário de Governo, José Humberto Pires , um dos articuladores da iniciativa dentro do governo. "Tem muita gente que quer ajudar e não sabe como. Como o Supermercado é a porta de entrada para essa grande população, quase 120 lojas aderiram à ação, mas, mais do que produtos, a importância é que essa campanha gere nas pessoas o espírito de solidariedade, de que o problema é nosso, de toda a comunidade", destaca o gestor.

 

Olhar altruísta

Especialista em reforma de casas, Gideoni Matias de Paula se sensibilizou com a campanha do GDF logo que entrou no Supermercado Veneza do Cruzeiro Velho. Foi só ouvir a voz de radialista do gerente-geral, Givanildo de Aguiar, para saber que tinha novidade no ar. "Acho que cada um pode contribuir, mesmo que seja pouco. Com certeza tudo que é feito com amor e de coração é válido nesse momento triste", lamenta.

Gilmar Pereira é presidente da Associação Brasiliense de Supermercados e do Sindicato dos Supermercados e atua no ramo há 23 anos com uma rede de cinco lojas no DF. Ele destaca o olhar altruísta do setor produtivo diante da pandemia. "Estamos vivendo um momento delicado. É hora de unirmos forças e ajudar os menos privilegiados, as minorias", pondera.

 

 

Fonte: Governo DF
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.