Quinta, 28 de Janeiro de 2021 01:57
61981028469
Polícia Polícia

Equipe destaque: Rádio Patrulhamento Ambiental do BPMA

04/12/2020 17h50
166
Por: A Redação
Equipe destaque: Rádio Patrulhamento Ambiental do BPMA

A equipe destaque dessa semana pertence ao Rádio Patrulhamento Ambiental do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal, composta pelo 3º Sargento F. Nascimento e soldado H.Alcântra, responsáveis pelo patrulhamento em todo território do Distrito Federal.

Os policiais militares vêm se destacando nos últimos meses pelas diversas atuações e apreensões na área ambiental como os crimes contra a fauna, flora, invasões, parcelamento de solo, em ordem. No entanto o maior volume de ocorrências decorre de resgate de fauna em situação de risco.

O Batalhão tem como função, executar o policiamento ostensivo ambiental, lacustre, fluvial e de mananciais em todo o Distrito Federal; e outras unidades da federação mediante convênio, com vistas à conservação da biodiversidade e garantia da qualidade de vida em todas as suas formas.

As ações específicas da Unidade são desenvolvidas através da Educação Ambiental, bem como da proteção direta à fauna, flora e recursos hídricos diante das atividades, não autorizadas, capazes de causar dano ambiental.

Atualmente, o BPMA atua em cinco grupamentos que agem em frentes operacionais, cada uma com atividades específicas. Esse formato tem dado grandes resultados para PMDF, à sociedade e ao meio ambiente da região.

Destacam-se algumas características dos grupamentos da unidade:

O primeiro grupamento é o de Rádio Patrulhamento Ambiental (RPA), Pronto emprego operacional. Tem como característica principal a atuação mista, ou seja, age tanto em ambientes naturais como no meio urbano. Além de serem responsáveis pelos atendimentos de crimes ambientais, resgate de fauna em situação de risco, fiscalização ambiental e monitoramentos. O RPA possui uma equipe que também realiza um trabalho de extrema relevância na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE). Este local é um dos últimos redutos, realmente preservado, que abriga uma grande diversidade de vida silvestre.

O segundo é o Grupo de Operações do Cerrado (GOC). É o grupamento que tem sua atuação em maior parte nos ambientes naturais. São responsáveis por várias prisões de caçadores, poluidores e invasores no âmbito do Distrito Federal.

O terceiro grupamento é o Lacustre. Este é responsável pelo policiamento aquático do Lago Paranoá. Também atua nas missões que envolvem recursos hídricos, bem como no combate a pesca predatória.

O quarto grupamento é o Grupo Tático Ambiental (GTA). Pronto emprego Tático. Este atua no combate direto aos crimes ambientais e comuns, em ambiente Rural e urbano. São responsáveis por diversas apreensões de armas, veículos roubados e apreensões de aves silvestres.

O quinto é o do Programa de Educação Ambiental Lobo Guará (PREALG). Este grupamento tem atuação na educação ambiental, tanto de crianças quanto de adultos. Em anos anteriores alcançaram milhares de pessoas com palestras, teatro, eventos e aulas a infratores sentenciados por crimes ambientais. Este programa é o que busca promover a eficácia das atividades operacionais do BPMA.

As ocorrências ambientais da equipe de janeiro até o inicio de dezembro deste ano têm tido um aumento substancial em comparação aos últimos anos. Isto se deve ao reflexo, principalmente, da ação humana no meio ambiente.

De janeiro a novembro deste ano a equipe teve 551 atendimentos. No mesmo período de 2019 foram realizados 479 atendimentos. Já em 2018 no mesmo período foram 436 atendimentos.

O comandante da equipe, 3º sargento F. Nascimento, ressalta ser necessário que haja uma conscientização da sociedade como um todo, no sentido de compreender a responsabilidade que temos como pessoas, no tocante à preservação do meio ambiente. "Os recursos são finitos e, de fato, estão sendo gravemente impactados pela ação humana em uma velocidade vertiginosa. A ação individual é o começo para que todo o ecossistema possa ser recuperado. Ainda é possível." Completou o sargento.

 

Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.