Terça, 27 de Julho de 2021
61981028469
Cidades Cidades

Webinar ibero-americano discute governança e compartilha experiências

25/11/2020 20h15
488
Por:
Webinar ibero-americano discute governança e compartilha experiências

"Implementação da Governança no Setor Público: Desconstruindo Mitos" foi o tema do webinar promovido por Brasília no âmbito da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), por meio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e da Controladoria-Geral do DF. O evento on-line ocorreu na terça (24) e quarta (25).

O primeiro dia foi dedicado às experiências brasilienses, incluindo exposições do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Hemocentro de Brasília e Oracle América Latina. A abertura contou com falas do Controlador-Geral do DF, Paulo Martins, da Chefe do EAI, Renata Zuquim, e do Subdiretor Geral da UCCI, Fernando Rocafull. "O compartilhamento dessas práticas é uma espécie de vitrine, quando podemos mostrar o trabalho das cidades", afirmou Rocafull. "Na UCCI temos governos que são centenários, que são antigos, mas que não precisam ser velhos", acrescentou.

O segundo dia de programação, reservado para relatos de outras cidades-membro da UCCI, contou com a apresentação de Orlando Tafur, chefe de Integridade da prefeitura de Lima, sobre "Integridade e Luta Contra a Corrupção", com a exposição de Estefanía Grunauer, da Agência Metropolitana de Controle de Quito, sobre "Os Desafios de Controle dos Espaços Públicos", e com Felipe Jiménez, secretário privado do Gabinete da Prefeitura de Bogotá, falando sobre o Centro de Governo de Bogotá para apoio a projetos prioritários da Administração Distrital.

Para o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins, "Discutir a governança e trocar boas práticas é muito importante, por proporcionar integração entre os órgãos e projetos, resultando em melhores entregas. Mesmo neste momento de pandemia, implementamos com sucesso os comitês internos de governança em 86% dos órgãos do DF", disse.

Discutir a governança e trocar boas práticas é muito importante, por proporcionar integração entre os órgãos e projetos, resultando em melhores entregas. Mesmo neste momento de pandemia, implementamos com sucesso os comitês internos de governança em 86% dos órgãos do DFPaulo Martins, controlador-geral do DF

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim, "No contexto da pandemia, a governança se apresenta ainda mais como uma temática relevante para a gestão das cidades, uma vez que debatê-la é uma oportunidade para compartilharmos os mecanismos de liderança estratégica e controle, para gerar resultados positivos e de interesse da sociedade", afirmou.

A UCCI é uma rede de cidades que conta com 27 membros. Brasília participa da UCCI desde 1986, e é Vice-Presidente da Área Temática de Governança. O evento foi gravado e está disponível no canal da CGDF no Youtube.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Governo DF
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.