Sábado, 05 de Dezembro de 2020 05:57
61981028469
Política Eleições 2020

OCB/GO apresenta reivindicações do cooperativismo aos candidatos a prefeito

Entidade recebeu 17 candidatos a prefeito, em outubro, para conhecerem as contribuições do cooperativismo às demandas dos municípios goianos

26/10/2020 18h38
1.826
Por: A Redação
OCB/GO apresenta reivindicações do cooperativismo aos candidatos a prefeito

 

A OCB/GO recebeu, ao longo do mês de outubro, 17 candidatos a prefeito de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Itauçu, para apresentar 14 reivindicações do cooperativismo goiano (veja abaixo) e discutir as contribuições que o setor pode oferecer para propiciar melhor qualidade de vida e desenvolvimento econômico social aos municípios de Goiás. Presidente da entidade, Luís Alberto Pereira avalia como muito positivo o balanço dos encontros nas últimas semanas, ressaltando que possibilitaram a divulgação do cooperativismo, para aqueles que não conheciam suficientemente esse modelo de negócio. 

“Já iniciamos os primeiros contatos e conversas com os candidatos. Esperamos que essa iniciativa nos garanta acesso com aqueles que forem eleitos prefeitos ou prefeitas em seus municípios, para discutir parcerias em prol do cooperativismo e da cidade, para a geração de empregos e de renda, além de distribuição mais igualitária dessas riquezas nestas localidades”, afirma Luís Alberto. 

A OCB/GO recebeu nas últimas semanas, em audiências individuais, os candidatos a prefeito de Goiânia: Vanderlan Cardoso (PSD), Maguito Vilela (MDB), Adriana Accorsi (PT), Elias Vaz (PSB), Talles Barreto (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Alysson Lima (Solidariedade), Cristina Lopes (PL), Major Araújo (PSL), Samuel Almeida (Pros), Gustavo Gayer (DC), Fábio Júnior (UP), Manu Jacob (PSOL) e Cristiano Cunha (PV). De Aparecida de Goiânia, foram os candidatos Gustavo Mendanha (MDB) e Márcia Caldas (Avante). A entidade recebeu também o candidato a prefeito de Itauçu, Clayton Pereira (DEM).

O presidente da OCB/GO destaca que os candidatos se comprometeram a adotar a maioria das sugestões apresentadas pelo cooperativismo. “Isso é muito importante. O cooperativismo goiano, no que se refere à sua representatividade, está mais participativo e presente nestas eleições municipais”, diz. Luís Alberto frisa, ainda, a importância desse diálogo. Além de receber sugestões, os encontros têm servido para a troca de ideias. “Muitos candidatos também têm apresentado sugestões, numa sinergia que nos deixa satisfeitos”, ressalta. 

O candidato à prefeitura de Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso, afirmou que a OCB/GO, por meio das mais de 200 cooperativas que existem em Goiás, em diversos segmentos e áreas de atuação, será muito importante em sua gestão, caso seja eleito. O candidato destacou, especialmente, os polos de desenvolvimento. “A principal bandeira da nossa gestão é a geração de emprego e renda, qualificação profissional, levando oportunidades a todos, desde o micro até o grande empresário. E as cooperativas são fundamentais, não somente com essa organização que têm, mas também por meio das linhas de financiamento que disponibilizam por meio das cooperativas de crédito”, disse.

O candidato Maguito Vilela (MDB) afirmou, na visita à OCB/GO, que a maior parte das propostas apresentadas pelo cooperativismo goiano é importante para promover o desenvolvimento econômico de Goiânia e será aproveitada em seu plano de governo. “Conheço e reconheço a importância do cooperativismo para a geração de empregos, de renda e, principalmente, como modelo de negócio mais justo e democrático para todos. Não só porque as cooperativas ajudam e estão mais próximas dos pequenos produtores e empresários, mas como também desempenham um forte papel social. Portanto, se eleito prefeito de Goiânia, teremos a OCB/GO e as cooperativas como parceiras prioritárias na nossa gestão nos próximos quatro anos”, disse. 

Adriana Accorsi, candidata à prefeitura de Goiânia pelo PT, manifestou ter ficado muito feliz pelo convite para discutir na OCB/GO ideias e soluções que possam melhorar a qualidade de vida em Goiânia. “É uma entidade que admiro imensamente e reconheço sua importância para a economia da nossa capital e para o Brasil. Nós temos em nosso plano de governo uma série de pontos que vêm ao encontro da carta de propostas apresentada pela OCB/GO, que vão impulsionar a nossa economia, apoiar as pessoas que passam por dificuldade e que vão proporcionar parcerias com o poder público, em benefício da população”, afirmou.

Candidato à reeleição para prefeito em Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB) se mostrou impressionado com o espaço InovaCoop Goiás e anunciou parcerias com cooperativas, caso seja reeleito em novembro. “É um ambiente realmente preparado para receber startups. Já fiz o compromisso de, após as eleições, realizamos algumas reuniões na OCB/GO, trazer nossos técnicos e profissionais da área de tecnologia de Aparecida, principalmente aquelas que têm atuado neste mesmo viés das cooperativas goianas”, disse. O prefeito ressaltou que já tem trabalhado o cooperativismo em Aparecida de Goiânia, mas assegurou convicção de que pode fomentar ainda mais esse segmento, a partir de alianças com a OCB/GO.

 

Confira as 14 principais propostas do cooperativismo goiano:

  1. Instituir política municipal de apoio ao cooperativismo
  2. Incluir a Semana em Comemoração ao Cooperativismo no calendário oficial
  3. Incluir a disciplina do cooperativismo nas escolas do município
  4. Promover parcerias nos projetos de resíduos sólidos 
  5. Promover parcerias na recuperação de áreas degradadas 
  6. Estimular emprego, renda e agricultura familiar, por meio do cooperativismo e de arranjos produtivos locais 
  7. Incentivar as cooperativas de transporte de passageiros e de cargas
  8. Instituir ações e programas habitacionais desenvolvidos por cooperativas 
  9. Gerir recursos municipais junto às cooperativas de crédito 
  10. Fomentar o desenvolvimento e a autogestão de cooperativas de trabalho legalmente constituídas
  11. Incentivar a contratação de cooperativas de profissionais ligados à área da Saúde
  12. Promover campanha de formalização de cooperativas
  13. Incentivar a regularidade e registro das cooperativas junto à OCB/GO
  14. Incentivar a inovação no cooperativismo e o cooperativismo de plataforma
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Goiânia - GO

Goiânia - Goiás

Sobre o município