Sábado, 24 de Outubro de 2020 00:42
61981028469
Política Política

Distritais aprovam projetos que ajudam a combater violência contra a mulher

07/10/2020 22h20
84
Por: A Redação
Foto: Reprodução/TV Web CLDF
Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Entre os diversos projetos aprovados pelos deputados distritais na sessão extraordinária remota desta quarta-feira, destacam-se alguns relacionados com o combate à violência contra a mulher. Os projetos foram aprovados em primeiro turno e ainda precisam passar por mais uma votação, antes de seguir para sanção do governador.

A Câmara aprovou um substitutivo ao projeto de lei nº 1.564/2020, do deputado delegado Fernando Fernandes (PROS), que institui o Programa de Cooperação e Código chamado "Marca para a Vida", que auxilia em pedidos de socorro e ajuda às mulheres em situação de violência doméstica ou familiar. O programa já acontece com sucesso em algumas cidades do mundo.

De acordo com o projeto, a vítima pode sinalizar um pedido de socorro e de ajuda "mostrando a mão com uma marca no centro, que pode ser um "x", um círculo, um traço forte, ou outra marca feita com caneta ou mesmo um batom, se possível da cor vermelha, que deve ser ser mostrada com a mão aberta para clara comunicação do pedido". Ao identificar o pedido de socorro, o atendente de farmácia, de repartição pública, de portaria de condomínio, de hotel, e de supermercado, deve ligar para o 180, Central de Atendimento à Mulher.

Criação do Orçamento Mulheres

A Câmara também aprovou o projeto de lei nº 1.210/2020, da deputada Arlete Sampaio (PT), que cria o relatório temático "Orçamento Mulheres" como instrumento de controle social e fiscalização do orçamento público.

Segundo a proposta, o relatório "Orçamento Mulheres" deve ser elaborado anualmente pelo órgão central de planejamento do Executivo e encaminhado à Câmara Legislativa, "com o objetivo de tornar transparente a execução orçamentária anual das despesas públicas dirigidas às mulheres".

Semana de prevenção à violência

Foi aprovado ainda o PL nº 1.410/2017, do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), que institui a Semana de Combate e Prevenção à Violência Doméstica. A data será comemorada anualmente, sempre na semana do 8 de março.

Homenagem à vítima de feminicídio

Outro item aprovado nesta quarta-feira, é uma homenagem a uma vítima de feminicídio que comoveu o DF. Foi aprovado o projeto de lei nº 760/2019, do deputado Cláudio Abrantes (PDT), que denomina como Praça da Mulher Leticia Curado a área verde, na avenida Erasmo de Castro, ao lado dos lotes de 1 a 7, no Setor Habitacional Arapoanga, em Planaltina.

Luís Cláudio Alves
Foto: Carlos Gandra/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 00h24 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 24°

22° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
90% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 25°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.