Sábado, 19 de Setembro de 2020 15:00
61981028469
Política Política

Jorge Vianna pede que GDF 'foque' na atenção básica em saúde

16/09/2020 19h35
73
Por: A Redação
Foto: Reprodução/TV Web CLDF
Foto: Reprodução/TV Web CLDF
.

Após visitar duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Ceilândia, em região próxima ao Sol Nascente, nesta quarta-feira (16), o deputado Jorge Vianna (Podemos) constatou a necessidade de o governo local "investir pesado" na atenção primária. Durante a sessão remota da Câmara Legislativa, o distrital afirmou que o foco do GDF tem de estar dirigido a esses locais onde atuam equipes de saúde da família, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários, além de outros profissionais.

"Cada equipe pode atender até 4 mil pessoas por área. Naquela região são quatro as equipes, mas a população chega a 30 mil pessoas", calculou, chamando a atenção para o déficit. De acordo com Vianna, Ceilândia tem uma das menores coberturas em relação às demais cidades do Distrito Federal. Para o deputado, essa situação é decorrente de problemas de gestão da Secretaria de Saúde que, depois, "acabam indo pro colo do governador".

O líder do governo na Câmara Legislativa, deputado Cláudio Abrantes (PDT), concordou com o colega sobre a urgência de ampliar as equipes de saúde da família que atuam nas UBS. Para o distrital, apesar do grande número de nomeações que o GDF vem fazendo para suprir vagas na área de saúde, "mais contratações precisam ser feitas, principalmente na área de enfermagem". Abrantes disse ainda que já levou o assunto ao conhecimento da Secretaria de Economia do DF.

Marco Túlio Alencar
Imagem: Reprodução/TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa

Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 14h59 - Fonte: Climatempo
35°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 33°

33° Sensação
9 km/h Vento
18% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 34°

Sol com algumas nuvens
Segunda (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.