anucie aqui
Kuwait

Embaixador do Kuwait no Brasil, Sr. Nasser Riden Al-Motairi, recebe convidados para a celebração das Datas Nacionais do país

O evento contou com varia autoridades e jornalistas convidados

20/02/2020 14h32
Por: A Redação
231

O Embaixador do Estado do Kuwait no Brasil, Sr. Nasser Riden Al-Motairi, recebeu convidados para a celebração das Datas Nacionais do país. O dia 25 de fevereiro, celebrado como Dia Nacional, corresponde ao aniversário da Ascenção ao Trono do sheikh Abdullah al-Salim al-Sabah, ocorrida em 25 de fevereiro de 1961. Além dessa data, também foi comemorado o 29º Aniversário da Liberação do Kuwait, ocorrida em 26 de fevereiro de 1991.

 

O diretor do departamento do Oriente Médio do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Sr Sidney Romeiro falou sobre o kuwait em seu discurso” È país próspero, arrojado e aberto ao mundo”. Parabenizou o evento histórico, que comemora as conquistas do povo kuwaitiano, saudou o povo e o governo do país, e o plano visão kuwait 2035 lançado em 2017 que, segundo ele, prevê investimentos impressionantes e ressaltou a defesa de valores que o kuwait prega e a sua posição pacífica e mediadora de conflitos perante a comunidade internacional e principalmente na região.

Como enfatizado pelo Embaixador Nasser Al-Motairi em ocasiões anteriores, o Brasil é um país de enorme potencial e no Kuwait há um interesse sólido em promover a cooperação econômica e comercial, além de expandir os investimentos diretos no Brasil, para que ambos os países se beneficiem mutuamente de forma que os resultados alcançados sejam satisfatórios e elevem o nível das relações bilaterais. O Kuwait é um país que tem se empenhado em criar pontes de cooperação com todos os povos do mundo.

As relações bilaterais se fortaleceram muito ao longo do último ano: recentemente foi lançado o Selo Comemorativo alusivo ao Aniversário de 51 Anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Kuwait e o Brasil, que contou com a presença do General Floriano Peixoto, Presidente dos Correios, além da realização da Semana Cultural do Kuwait em São Paulo em dezembro de 2019. Vale também destacar as diversas visitas e encontros de alto nível entre os países, como a visita da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro ao Kuwait no ano passado. Há também um grande desejo de receber o Presidente Jair Bolsonaro no Kuwait ainda em 2020, além da visita de uma delegação parlamentar kuwaitiana ao Brasil, no âmbito do Grupo Parlamentar de Amizade Kuwait-Brasil, e no mês de abril ocorrerá a segunda reunião de Consultas Bilaterais da Comissão Mista Brasil-Kuwait, em Brasília.

 

País com a moeda mais valorizada do mundo e um dos maiores produtores de petróleo do mundo, moderno e tradicional, o Kuwait localiza-se na península Arábica, limitando-se com a Arábia Saudita (a oeste e ao sul), Iraque (ao norte) e com o Golfo Pérsico a leste. O Kuwait, quinto maior produtor de petróleo do mundo, possui aproximadamente 10% das reservas mundiais de petróleo, a maior fonte de riqueza do país. A exploração desse produto estimulou fluxos migratórios com destino ao país, e por isso a população kuaitiana é menor do que a de estrangeiros. O país também é um dos maiores produtores mundiais de gás natural. Com o intuito de flexibilizar a economia nacional, o governo vem implantando medidas para atrair investimentos internacionais, oferecendo vantagens econômicas para empresas transnacionais, além de vários projetos de cooperação com países estrangeiros.

Fotos: Cidalia Varela

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.