anucie aqui
Publicada

Publicada lei que cria Programa Distrital de Incentivo ao Ciclismo nas Unidades de Conservação

Publicada lei que cria Programa Distrital de Incentivo ao Ciclismo nas Unidades de Conservação

08/11/2019 16h42Atualizado há 4 meses
Por: Ueliton Mello
25

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta (31/10) a Lei 6.400/2019, que cria o Programa Distrital de Incentivo ao Ciclismo nas Unidades de Conservação. De autoria do deputado João Cardoso (Avante), iniciativa oriunda do projeto de lei 370/2019 visa promover esporte e saúde, contribuindo com a popularização e a preservação das áreas protegidas. Projeto havia sido vetado pelo governo, mas foi mantido pela Câmara Legislativa.

Auditor fiscal de Atividades Urbanas - especialidade Controle Ambiental, o parlamentar avalia que com a regulamentação, o número de praticantes de ciclismo poderá aumentar, assim como o de visitantes às unidades de conservação, o que irá contribuir com mais proteção desses espaços.

"A ideia é envolver a sociedade nas questões ambientais, incentivando a preservação e a sustentabilidade enquanto a população adquire mais saúde e qualidade de vida. E os ciclistas têm o papel fundamental de atuar como fiscalizadores desses locais", comenta João Cardoso.

No DF, algumas unidades potencialmente passíveis da prática do ciclismo incluem dezenas de parques ecológicos dos 73 existes; pelo menos dez das 12 áreas de Relevante Interesse Ecológico, as Reservas Biológicas do Descoberto e do Gama, o Monumento Natural do Morro da Pedreira, o Parque Distrital Tororó, o Refúgio de Vida Silvestre da Mata Seca e todas as Áreas de Proteção Ambiental. Entretanto, a autorização deverá observar as limitações impostas pelo Plano de Manejo de cada unidade.

Conforme a nova lei, a regulamentação da atividade da prática do ciclismo em ambientes naturais deve observar os seguintes princípios:

1 - meio ambiente ecologicamente equilibrado como direito fundamental;

2 - natureza pública da proteção ambiental;

3 - desenvolvimento sustentável;

4 prevenção e precaução;

5 - ampla participação social;

6 - cooperação entre o poder público e a iniciativa privada;

7 - função socioambiental para as unidades de conservação;

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 15h08
27°
Trovoada Máxima: 26° - Mínima: 19°
28°

Sensação

17 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
anuncie aqui
anuncie aqui
Municípios
Instituto Hudson Cunha
Últimas notícias
tim black
Mais lidas
Anúncio
Anúncio