Sábado, 08 de Agosto de 2020 15:49
61981028469
Política Política

Live CLDF estreia com debate sobre Reforma da Previdência

29/06/2020 08h45
118
Por: A Redação
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
.
A Câmara Legislativa estreia nesta segunda-feira (29), em seu canal no Youtube, o programa "Live CLDF", em que dois deputados distritais debaterão, semanalmente, temas de destaque na atuação do Legislativo local, sempre às 17h. O primeiro episódio tratará da recepção da reforma da previdência no Distrito Federal e contará com a presença ao vivo do vice-presidente da Casa, deputado Delmasso (Republicanos), e da líder do bloco PT/PSOL, Arlete Sampaio (PT).
 
A mediação e produção do debate ficará por conta de Coordenadoria de Comunicação Social, e a veiculação será feita pela TV Web CLDF, responsável pela transmissão de sessões plenárias, reuniões de comissões, audiências públicas e demais eventos da Casa. Durante o debate, a população interessada em enviar perguntas aos deputados poderá participar por meio de chat no Youtube.

Aumento de alíquota - Encaminhada pelo Executivo em maio, o PLC nº 46/2020 tramita nas Comissões de Assuntos Sociais, de Constituição e Justiça e de Economia Orçamento e Finanças. A proposta já recebeu oito emendas. O texto original fixa em 14% a contribuição previdenciária dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Distrito Federal. A votação está prevista para terça-feira (30).
 

O Executivo justifica que, com a Reforma da Previdência, estados e municípios que estiverem com déficit atuarial em seus regimes próprios de Previdência ficaram obrigados a aumentar as alíquotas de contribuição. Caso contrário, o Distrito Federal deixará de receber todos os repasses voluntários da União, não poderá receber parcelas de empréstimos já contratados e nem poderá contrair novos empréstimos. No ano passado, o déficit para os cofres da Previdência do DF foi de R$ 3,3 bilhões.

Emendas - Além das alterações propostas nas comissões, mais emendas devem ser incorporadas em plenário. Sindicatos em contato com parlamentares, sugerem que as alíquotas variem de 11% a 14% de acordo com a renda de cada servidor. No caso dos aposentados, os 14% - percentual que o governo quer estabelecer para todos indistintamente - somente seria aplicado sobre o valor que ultrapassar o teto previdenciário.

Bruno Sodré
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa
Fonte:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Brasília - DF
Atualizado às 15h37 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 13° Máx. 25°

24° Sensação
11 km/h Vento
36% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens