Bio Caldo - Quit Alimentos

Hotelaria: compensa mais comprar ou alugar um carro para a hospedagem?

Seja para oferecer um serviço de traslado, auxiliar em tarefas ou mesmo formar uma frota, alugar ou comprar um carro para um hotel é uma decisão importante

 

Créditos: Minerva Studio / iStock 

A gestão financeira de um hotel ou uma pousada de pequeno ou médio porte é uma tarefa complexa. Gerir o pagamento de serviços, fornecedores e funcionários requer planejamento, fluxo de caixa e muito trabalho. E, para conseguir auferir mais lucros na atividade, é importante saber economizar, principalmente no transporte do hotel.

Quão importante é que o hotel tenha um carro?

Ter um patrimônio como um carro a serviço do hotel ou da pousada pode ser um grande diferencial. Além de auxiliar nas tarefas mais corriqueiras, um carro ou mesmo uma frota de veículos pode ser importante para o traslado de hóspedes, por exemplo. O transporte executivo traz conforto e segurança para quem se hospeda no hotel.

Levar e trazer hóspedes de aeroportos e rodoviárias é um serviço que destaca o hotel ou a pousada em relação a outros que não oferecem a mesma facilidade. Além disso, um carro a serviço do hotel pode ajudar em necessidades diárias, como uma visita a um fornecedor ou em compras para abastecer a cozinha, por exemplo.

Contudo, durante uma parte considerável do tempo, pode ser que o carro fique ocioso. Isso é comum em hospedagens de pequeno e médio porte, principalmente em períodos fora de temporada. Nesses casos, o veículo pode se tornar um passivo importante para o balanço financeiro: manutenções, impostos e outros gastos podem pesar no orçamento.

Sendo assim, é preciso pesar bem a necessidade de se manter um carro. Uma boa solução para esse impasse pode ser o veículo por assinatura. Essa modalidade oferece vantagens como flexibilidade e também economia. Afinal, os juros altos fazem com que os financiamentos fiquem mais caros, algo que não acontece no carro por assinatura.

Vantagens do carro por assinatura

Neste modelo, as parcelas são fixas durante todo o tempo do contrato, que costuma ter de 12 a 36 meses de duração. Durante esse período, é possível desfrutar sempre de um automóvel 0km, cuja manutenção, seguro, documentação e demais burocracias ficam a cargo da locadora. Os custos com tudo isso já estão inclusos nas parcelas, sem surpresas.

Compensa ter um carro próprio?

O veículo próprio, contudo, pode ser interessante para a hospedagem que deseja compor um patrimônio. Neste caso, é a escolha ideal. Ele está mais disponível em longo prazo e é bom para quem necessita dele todos os dias. Caso contrário, seu custo-benefício pode não ser tão interessante, uma vez que alguns gastos são imprevisíveis.

No mais, o carro por assinatura compensa pelo fato de ser uma despesa fixa, o que diminui os gastos desnecessários. Por ser menos burocrático, ganha-se um tempo precioso para que outras prioridades recebam mais atenção. Logo, pode ser a pedida certa para hospedagens menores, como hotéis e pousadas de pequeno e médio porte.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem