Com promessa de recorde de vendas em 2025, carros seminovos vivem um bom momento, mas fazer um bom negócio demanda olhar clínico para possíveis problemas
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Com mais de 13 milhões de unidades vendidas, os carros seminovos estão em um momento ótimo no Brasil. Os motivos são vários. Entre eles, o preço elevado do carro zero-quilômetro e o financiamento caro, devido aos juros, trazem mais compradores. Sendo assim, são uma ótima alternativa para quem busca um carro com pouco uso e muito mais em conta.
Contudo, nem tudo é simples. Muitos carros seminovos, ainda que aparentemente em bom estado, escondem problemas que não saltam aos olhos, sejam eles mecânicos ou com documentação, por exemplo. E, para que o consumidor não se engane, é preciso se atentar a alguns pontos para fazer uma compra com segurança.
A primeira coisa é entender os conceitos de carro seminovo e de carro usado. Seminovo é aquele automóvel que tem até três anos de fabricação. Passado esse tempo, o carro já recai na categoria de usado. Porém nada impede que um carro seminovo esteja em piores condições que um usado, e vice-versa.
Como verificar histórico de carro usado
O primeiro ponto é buscar entender como determinado carro foi usado. Um bom indicativo é o odômetro. Um carro de 3 anos de uso deve ter algo em torno de 30 mil quilômetros rodados, já que se leva em conta que um carro anda 10 mil por ano. Qualquer coisa acima disso para um carro dessa idade já é de se desconfiar.
Outro ponto importante a ser analisado é se o carro recebeu as devidas manutenções. Procurar saber se o veículo cumpriu com a agenda de revisões estipuladas pela montadora ou pela concessionária é fundamental. Além disso, é importante entender se a troca de óleo e fluidos foi feita dentro do tempo correto.
O que olhar na mecânica de um seminovo
Esses cuidados são essenciais para garantir que o motor esteja em bom estado. Para se certificar de que tudo vai bem, porém, é importante vistoriar o carro pessoalmente. Peça ao vendedor para que apresente o carro logo pela manhã ou o mais cedo possível. Isso evitará alguns problemas que se escondem em momentos mais escuros do dia, como:
●
arranhões na pintura que não
condizem com o tempo de uso;
● pneus em mau estado, indicando descuido.
Ao ligar o carro na primeira partida do dia, perceba se há dificuldade em pegar ou barulhos fora do comum – analisar o carro com o motor frio é fundamental para ouvir determinados problemas no motor que se escondem com ele quente.
Deixe o motor ligado por um tempo e procure por vazamentos. Essa pode ser a hora de fazer um test-drive e conferir se há barulhos estranhos na suspensão ou nos freios. Repare em como o carro se comporta e pondere. Se possível, leve a um mecânico para obter uma avaliação completa.
Documentos necessários para comprar carro usado
A documentação também precisa ser avaliada. Veículos com preço muito atrativo podem esconder licenciamentos, multas e impostos como IPVA atrasados. Tudo isso é possível de ser conferido pelo site do DETRAN, com dados simples como placa e RENAVAM do veículo. Esse passo é fundamental para não cair em uma verdadeira “furada”.
Além disso, conferir se o carro possui os documentos necessários, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e o Documento Único de Transferência (DUT), é importante, ainda que em suas versões digitais. Eles devem estar no nome do vendedor, impreterivelmente. Caso contrário, pode se tratar de algum carro roubado que está sendo repassado.
No mais, pergunte tudo para o vendedor. Se o carro apresenta problemas
ou falhas, se já foi batido, a rotina de uso pela qual passou e o que mais
achar necessário. Independentemente do modelo, seja um FIAT Mobi seminovo ou um
Hyundai HB20, o olhar crítico é fundamental para realizar uma compra segura.




