Bio Caldo - Quit Alimentos

Dicas de organização para quarto: como otimizar o ambiente

 Manter a organização do quarto pode parecer um desafio, mas sempre existem dicas que ajudam

Créditos: mapodile/iStock 

Manter a organização do quarto é um tópico que vai além da estética. Na verdade, é uma forma de autocuidado, higiene e bem-estar, também. Esse hábito ajuda na rotina e pode até mesmo influenciar o sono, o humor e a produtividade da pessoa. Quando um ambiente está arrumado, a sensação que passa é de tranquilidade. O quarto, local em que se descansa e relaxa, segue esta mesma premissa.

Ao manter o cômodo arrumado, a rotina fica mais organizada e até mesmo o aproveitamento do espaço pode ser melhor manejado.

Como organizar quarto pequeno

Em quartos menores, o cuidado com a organização deve ser muito bem pensado. Para não se tornar um “depósito” ou um “amontoado de coisas”, o caminho é pensar em um aproveitamento inteligente de cada cantinho.

Para facilitar, até mesmo a escolha dos móveis deve ser olhada. Escolher camas com baús, por exemplo, apostar em prateleiras e nichos verticais, caixas organizadoras… Segundo especialistas ouvidos pelo portal Casacor, manter uma boa circulação dos móveis em quartos menores ajuda a trazer aquela sensação de conforto e de funcionalidade.

Ter móveis inteligentes e funcionais também ajuda, como um guarda-roupa de casal, que facilita a organização das peças e deixa o ambiente com aquele aspecto de algo mais clean.

Dicas para manter o quarto arrumado

Algumas dicas podem ser seguidas e aplicadas para manter o quarto arrumado, e reservar poucos minutos do dia para isso já ajuda, seja para arrumar os armários, as roupas ou os objetos que ficaram fora do lugar.

Arrumar a cama logo quando se levanta também deve ser incluído na rotina. Existem diversos estudos universais que mostram que isso ajuda na produtividade, como abordado no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. Ele menciona o ato de arrumar a cama como um hábito-chave. Além de ser um comportamento simples que promove a organização de um ambiente tão importante, ajuda também a desencadear outros hábitos fundamentais no desenrolar do dia a dia.

Evitar acumular lixos e itens em mesas, por exemplo, é uma dica que ajuda tanto na higiene e na limpeza quanto na própria organização do espaço em questão. Uma vez por semana, em um dia com mais tempo, é importante fazer uma boa faxina, e, a cada 15 dias, uma mais detalhada.

Psicologia da organização do ambiente

A desordem e a bagunça podem afetar até mesmo psicologicamente. Manter um quarto organizado afasta a ansiedade, reduz o estresse e ajuda mentalmente falando. Isso tudo porque, quando a pessoa consegue manter o espaço arrumado, ela começa a ter uma sensação maior de controle.

Rotina de organização do quarto

Criar uma rotina fixa de organização é a principal forma de manter tudo em ordem. Uma dica pode ser separar um dia da semana para uma função mais específica e definir pequenas metas para o dia a dia, como sempre arrumar a cama ou as roupas usadas, como citado.

Adotar a organização como parte do cotidiano transforma o quarto em um ambiente equilibrado, funcional e até esteticamente melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem