Por conta das estruturas metálicas, é preciso ter um cuidado especial para impedir a proliferação de resíduos, o que pode gerar diversos problemas
Créditos: Zinkevych/iStock
A saúde bucal é uma das principais formas de manter o corpo saudável, principalmente para quem usa aparelho ortodôntico. O uso obrigatório do acessório, para alinhar a arcada dentária e corrigir outros problemas funcionais, necessita de sérios cuidados quanto à higiene.
Essa precaução com a limpeza se faz necessária por conta dos bráquetes e fios, que retêm restos de comida. Quando não há cuidado adequado, o risco do surgimento de problemas como cáries, gengivite e mau hálito acaba ficando alto.
Saúde bucal e aparelho: por que redobrar a atenção
Por conta das estruturas metálicas, que tornam a escovação e a remoção de resíduos muito mais difíceis, pacientes que usam aparelho têm mais dificuldade para manter a saúde bucal. Com isso, é criado um ambiente mais propenso à proliferação de bactérias, que não compromete só a estética, como a eficácia do tratamento. Entre os riscos mais comuns, estão:
●
formação de placas bacterianas;
●
surgimento de cáries;
●
inflamações gengivais;
● manchas brancas nos dentes após o aparelho ser retirado.
Como manter a saúde bucal em dia?
Manter uma higiene adequada é o melhor caminho para evitar problemas e garantir que o tratamento funcione. Para isso, especialistas recomendam algumas atitudes simples, mas que podem gerar grandes impactos.
●
Escovação: o
ideal é que a cada refeição os dentes sejam escovados com o uso de uma escova
ortodôntica, para retirada de resíduos em torno dos bráquetes.
●
Fio dental: o
passa-fio e o fio superfloss, indicados para aparelhos, conseguem remover os
restos de alimentos que ficam entre os dentes.
●
Enxaguante
bucal: além de manter o hálito fresco, também ajuda no controle da
proliferação de bactérias.
●
Alimentação: alimentos
duros, pegajosos ou açucarados devem ser evitados por usuários de aparelhos, já
que favorecem o acúmulo de sujeira.
● Consultas regulares: visitar o dentista regularmente pode prevenir problemas e gerar um tratamento adequado.
Como a odontologia pode prevenir doenças
Atualmente, a odontologia possui recursos para ajudar os usuários de aparelhos. Fora os itens tradicionais, escovas interdentais e irrigadores orais ajudam na remoção de resíduos em áreas de acesso mais difícil. E, para quem está na dúvida sobre como é feita corretamente a escovação, ou até mesmo outras questões, o melhor é perguntar a um profissional de confiança.
Portanto, para quem usa aparelho, mesmo que exija um esforço adicional, ter cuidado com a higiene bucal promove muitos benefícios. Ter uma atenção contínua pode prevenir problemas e garantir que o sorriso não seja apenas alinhado, mas também saudável