Saiba o que são os acabamentos ecológicos, conheça suas principais vantagens e descubra opções práticas para aplicar nas paredes da casa
Créditos: Uladzimir Zuyeu/iStock
Ao pensar em formas diferentes de reformar ou construir, os revestimentos sustentáveis vêm ganhando cada vez mais espaço. Unindo estética, responsabilidade com o meio ambiente e funcionalidade, estes materiais são capazes de transformar qualquer espaço de casa logo que aplicados nas paredes.
O que é revestimento sustentável?
Confeccionados a base de materiais que não agridem o meio ambiente, as opções de acabamento sustentável são utilizadas na construção e na decoração, em pisos, bancadas e paredes.
A análise de seu impacto ambiental é feita durante todo seu tempo de vida, desde a confecção, utilizando materiais de fontes renováveis ou recicladas e contando com alta durabilidade, sendo uma opção com menos descarte.
Vantagens do revestimento
Com cada vez mais adeptos, a escolha de usar materiais ecológicos vai além da preocupação com o meio ambiente. Há diversos outros benefícios em utilizar este tipo de cobertura para as paredes. Entre os principais, estão:
●
impacto ambiental positivo;
●
durabilidade e economia em longo prazo;
●
valorização do imóvel;
●
melhor isolamento térmico e acústico;
● composições variadas, unindo estilo e funcionalidade.
Principais opções
Atualmente, o mercado oferece diversas opções de acabamentos ecológicos que valorizam e deixam o ambiente de acordo com o gosto de quem mora na residência. Os principais são:
●
materiais reciclados, que englobam madeiras de
demolição, vidros reciclados e tijolos reaproveitados;
●
opções tecnológicas, que envolvem tintas
biodegradáveis, painéis de fibras vegetais e bioplástico;
● alternativas naturais, que são aquelas feitas de pedras naturais, bambu e cortiça.
Como aplicar o material em casa?
Além das vantagens relacionadas ao meio ambiente, os revestimentos naturais para as paredes agregam muito valor estético para a casa, podendo valorizar o imóvel. A aplicação dos materiais combina com diferentes tipos de decoração e pode ser feita em diversos cômodos.
Toque de sofisticação
O bambu, uma das fibras naturais mais resistentes, é considerado um dos melhores materiais para a constrição justamente por ter sua resistência comparada com a do aço.
Mas, para além da arquitetura, na decoração, ele é aplicado nas paredes dos cômodos internos, para deixar o ambiente mais aconchegante, ou em fachadas, criando uma estética elegante, com toque natural e rústico.
Opção versátil
As tintas ecologicamente corretas funcionam na casa toda e são uma ótima opção para quem quer unir a praticidade com consciência ambiental e bem-estar da família.
Não tóxico e biodegradável, este material possui uma secagem muito rápida e é encontrado em diferentes cores, todas feitas com pigmentos naturais.
Melhor escolha para quem busca ainda menos impacto
Entre as opções, aqueles que estão buscando uma decoração voltada para a redução máxima do impacto devem considerar a escolha de materiais que agridem ainda menos a natureza.
Segundo estudo realizado pela Associação Alemã de Rochas Naturais, o tipo de acabamento que menos causa danos à saúde do planeta tende a ser aquele feito com rochas naturais.
O estudo aponta que isso acontece justamente pela sua origem natural, alta durabilidade e baixa necessidade de passar por processos industriais, reduzindo os insumos necessários para fabricação.
Por isso, utilizar mármore, granito, entre outras opções, é uma maneira de aplicar o revestimento de parede de forma inteligente e sofisticada em todos os ambientes da casa. Além disso, este tipo de material combina com muitos estilos de decoração, desde os mais minimalistas até aqueles que misturam cores e texturas.
Mescle com elementos naturais
Vale destacar
ainda que, para combinar com os acabamentos ecológicos, é possível incluir na
decoração outros elementos naturais, como plantas, móveis feitos de material
sustentável, além de uma iluminação pensada para a preservação do planeta, com
entrada de luz natural e lâmpadas que consomem menos energia, como as de LED.




