Cantor de 23 anos realizou frenectomia na última terça-feira (12) após recomendação de fonoaudiólogo
O cantor João Gomes, 23 anos, realizou na última terça-feira (12) uma cirurgia para remover o freio da língua. O procedimento, chamado frenectomia, foi indicado há algum tempo por seu fonoaudiólogo. “Eu já estava fugindo disso há um tempo, mas me senti corajoso para fazer nesta semana”, contou o artista.
Segundo a dentista Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, a cirurgia é “simples e eficaz” e tem como objetivo corrigir a anquiloglossia, conhecida como “língua presa”. “A condição, quando bem diagnosticada, pode ser tratada de forma eficiente por especialistas que atuam em conjunto com fonoaudiólogos, consultores de amamentação e osteopatas”, explica.
Ela afirma que a língua presa pode prejudicar a mastigação, o desenvolvimento da fala e favorecer problemas de mordida. “Em adultos, pode provocar ronco, apneia do sono, dores na ATM, nos músculos das costas e pescoço, entre outros sintomas”, diz.
O diagnóstico, segundo Ilana, pode ser feito ainda nos primeiros dias de vida por meio do “teste da linguinha”. “Esse exame identifica a necessidade de intervenção e possibilita um tratamento eficaz desde os primeiros dias”, afirma.
A dentista destaca que existem técnicas modernas, como a frenectomia a laser, que permitem um procedimento rápido e praticamente sem sangramento. “Apesar de simples, exige um profissional experiente e atento a protocolos multidisciplinares. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual para um diagnóstico preciso e para definir o melhor momento da intervenção”, ressalta.