Além da musculação, existem mais esportes que ajudam no fortalecimento dos músculos
Créditos: Jacob
Wackerhausen/iStock
Hipertrofia e fortalecimento de músculos são metas muitas vezes associadas somente a musculação. Porém, não é bem assim que funciona. Existem diversos exercícios diferentes que podem ajudar nisso.
Muitos esportes, que vão além da academia, ajudam a fortalecer diversos grupos musculares. Mas não só isso, ajudam também a contribuir com força, resistência, estética e até mesmo na prevenção e tratamento de lesões. Assim como: equilíbrio, saúde mental, postura e metabolismo também estão associados a essas práticas e, entre elas, diversas podem ser citadas.
Natação
A natação é um esporte que trabalha muito a respiração e a parte aeróbica, mas não apenas. Ao se movimentar na água, independente da forma de nadar, todos os grupos musculares do corpo são ativados. Isto é, desde o core até membros inferiores quanto superiores.
Além de ser um esporte divertido, não é um esporte de impacto, por ser realizado na água. Ou seja, pode englobar todas as idades e até mesmo pessoas que têm problemas articulares.
Ciclismo
Seja em bicicletas ao ar livre, ergométricas ou até mesmo em aulas guiadas com músicas e coreografias, o ciclismo é outra atividade física que ajuda a fortalecer os músculos. Pedalar costuma ativar os grupos musculares inferiores, como quadríceps. Trabalha também posteriores, glúteo, coxa e panturrilha.
O ciclismo surge também como uma atividade de alto gasto calórico, o que pode ajudar pessoas que estão querendo perder gordura.
Corrida
Um dos esportes da moda, a corrida funciona como um cardio que também trabalha como fortalecedor muscular. No caso, além dos inferiores, até a lombar é beneficiada em corredores.
Muay Thai
Arte marcial tailandesa, o muay thai pede força, concentração, equilíbrio e agilidade. A série de movimentos que essa luta engloba trabalha diversas partes do corpo. Inclusive, pode se dizer que trabalha todos os grupos musculares e é um dos poucos esportes capaz disso. Isso porque mexe com músculos dos braços, ombros, costas, pernas e abdômen.
A prática geralmente pede alguns materiais em específicos, como luvas de Muay Thai, que ajudam tanto na segurança quanto no desempenho dos treinos.
Funcional
Aulas de funcional estão ganhando bastante popularidade em estúdios e academias. Mais uma vez, é uma prática capaz de trabalhar o corpo inteiro.
O funcional
consegue combinar o peso do próprio corpo com outros exercícios específicos.
Existem aulas, inclusive, que são destinadas para cada grupo do corpo. Uma, por
exemplo, se chama GAP (glúteo, abdominal e perna). Para quem não gosta da
academia tradicional ou quer poupar tempo, pode surgir como uma ótima escolha.