Bio Caldo - Quit Alimentos

Off-road: entenda mais sobre esta modalidade do automobilismo

 Focada na experiência fora da estrada e no contato com a natureza, modalidade consiste em vencer barreiras naturais em terrenos acidentados

 

Créditos: Diy13/iStock

 

Uma das modalidades mais desafiantes e emocionantes do automobilismo, o off-road, como o nome já diz, é relacionada à prática da direção em terrenos fora de estrada, como trilhas de terra, dunas, matas fechadas, entre outros terrenos acidentados. Para tanto, se faz necessário utilizar carros adaptados com motorização potente, tração nas quatro rodas e suspensão elevada, capazes de vencer tais desafios.

Subidas íngremes, travessia de corpos d’água e terrenos lamacentos são alguns dos obstáculos que o motorista deve encarar. Além do carro adequado, o motorista também deve ter muita habilidade para conseguir se sair bem na empreitada. Não raro, muitos entusiastas se reúnem para que juntos somem esforços para vencer tais desafios.

Os valores do off-road

Assim surgem diversos clubes para a prática do esporte. Geralmente, se reúnem em torno de um modelo de carro: os jipes são, sem dúvida, um dos modelos-chave que representam o off-road. Estima-se que existam cerca de 500 clubes de jipe ativos no Brasil hoje. Além da interação entre os membros, há outras vantagens para quem se interessa pela prática.

Geralmente, o companheirismo e a cultura que nascem nesses clubes estão acompanhados do respeito à natureza e à exploração de locais distantes, longe do fluxo usual de turismo. Isso traz toda uma nova visibilidade para comunidades e biomas afastados dos grandes polos, movimentando a economia local e facilitando o intercâmbio cultural.

Um exemplo famoso desta prática é o Rally dos Sertões. Por onde a prova passa, há um grande movimento de promoção dos valores regionais, artísticos, gastronômicos e culturais locais. A sustentabilidade também é um mote das provas off-road, tendo a preservação da natureza como um dos princípios mais importantes.

Provas de off-road também fortalecem a cultura automobilística e são um combustível importante para as inovações tecnológicas. Muito embora veículos clássicos possam vir a participar de várias delas sem problemas, como o Jeep Willys CJ-3B, por exemplo, muitos carros novos têm sido pensados já no intuito de serem testados na terra.

Os veículos adequados para a prática

Caminhonetes, SUVs e até mesmo motos têm recebido modificações para que desempenhem melhor nas condições extremas exigidas nas provas off-road. Cada tipo de prova vai exigir uma preparação diferente, desde trilhas e ralis propriamente ditos até provas de cross-country – caso do próprio Rally dos Sertões.

Quem tem desejo de se aventurar, mas não tem o carro ideal, pode se beneficiar do aluguel de Jeep, por exemplo. Modelos como o Renegade possuem capacidades off-road, além da tração 4x4, colocando-o à altura de algumas trilhas. Já o Wrangler, um clássico da marca, é o mais perto de um veículo para todos os terrenos (ATV), entregando a melhor experiência possível.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem