Bio Caldo - Quit Alimentos

O que não pode faltar nas obras: os materiais mais requisitados da construção civil à indústria metalúrgica

 

A indústria metalúrgica desempenha papel estratégico na construção civil, fornecendo itens essenciais para obras em todo o país

 

Créditos: enviromantic/iStock

No Brasil, por grande parte da sociedade, não existem dúvidas sobre a importância da construção civil na economia nacional. No entanto, esse segmento é diretamente influenciado pela produção de insumos básicos e estruturais. É nesse contexto que a indústria metalúrgica exerce um papel fundamental: o de fornecer materiais essenciais para segurança, resistência e a durabilidade das edificações.

De acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segmento de metalurgia representa cerca de 3,1% do PIB do Brasil e emprega mais de 200 mil pessoas. Trata-se, portanto, do setor responsável por criar basicamente todas as bases primárias para vários tipos de processos fabris.

Isso ocorre através do fornecimento de matéria-prima para a fabricação de componentes e peças utilizadas no setor automotivo, naval, agrícola, aeronáutico, da construção civil, entre outros. Desse modo, em quase todos os setores, para não ser generalista, desde a  fundação ao acabamento, a maior parte dos elementos utilizados atualmente, em algum momento, passam pelo processo produtivo desempenhado na metalurgia.

No setor de obras, especificamente, a metalurgia fica ao encargo de transformar os metais brutos, ou seja, puros, como ferro gusa, aço, cobre e alumínio em produtos intermediários ou finais. A finalidade é de atender as especificações técnicas das construções.

É importante enfatizar que essa cadeia do processo produtivo, de certo modo, garante tanto a padronização, quanto a eficiência e a possibilidade de ampliar a escala no que diz respeito ao abastecimento de materiais para obras, seja de grande, médio ou pequeno porte.

Nesse sentido, entre os materiais mais encomendados pela construção civil às indústrias metalúrgicas, encontram-se, por exemplo, os vergalhões de aço, comumente usados no reforço de estruturas de concreto. Outro material muito usado são os perfis metálicos, especialmente aqueles de aço galvanizado encontrados em estruturas metálicas, como fundações, galpões e coberturas.

Outro material muito utilizado na construção civil são as chapas metálicas de espessuras e formatos distintos. Essas chapas costumam ser aplicadas na fase de obra, ou seja, desde a fabricação de portas ou portões, até a composição de sistemas voltados à vedação e cobertura. Nessa lista, também encontram-se os tubos e conexões metálicas comumente utilizados na hidráulica das construções, em dutos de gás e na elétrica.

É importante ressaltar que a modernidade traz consigo uma estética renovada em termos arquitetônicos e urbanísticos. Hoje, na construção civil, solicitam-se soluções mais leves e resistentes ao intemperismo causado pelo tempo. O alumínio, nesse sentido, acaba ganhando mais espaço no processo produtivo.

Por exemplo, a fabricação de esquadrias voltadas tanto para janelas quanto porta, consultam ser feitas com alumínio para oferecer mais leveza em relação aos demais materiais. Além disso, as peças fabricadas em alumínio, além de serem leves, também possuem resistência à corrosão e precisam de nenhuma ou pouca manutenção no transcorrer do tempo.

Outro tipo de produto produzido pela indústria metalúrgica e que é muito usado no setor de obras é a escada de alumínio. Esse item, em especial, acaba sendo indispensável por ser leve, resistente e de fácil transporte. Nesse mesmo patamar, também encontram-se os andaimes, suportes estruturais entre outros que são criados no setor metalúrgico e transportados para o da construção civil.

Desde que os metais foram descobertos, pode-se dizer que o avanço tecnológico ligado à ciência possibilitou criar e transformar essa matéria para atender as necessidades humanas.

O setor metalúrgico, atualmente, exerce um papel fundamental que é o de fornecer os materiais necessários para a manutenção de uma série de atividades que atravessam o cotidiano da população. A sinergia entre os setores garante, portanto, produtividade, inovação e segurança nas construções que moldam o espaço brasileiro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem