Bio Caldo - Quit Alimentos

O que é magnésio e por que seu consumo é importante?

 Os benefícios do magnésio estão associados a várias funções do corpo

 

Créditos: SVPhilon/iStock
 

O magnésio, em uma descrição bem direta, é um elemento químico que fica no grupo 2 da tabela periódica e é encontrado em muitos suplementos e alimentos. O seu consumo traz uma série de benefícios ao corpo humano.

Como o magnésio funciona no corpo?

Ao todo, são mais de 300 reações bioquímicas associadas ao seu uso. Entre elas, algumas que são fundamentais aos nervos, músculos, pressão arterial e sistema imunológico.

O corpo, inclusive, reclama e reconhece quando está sofrendo com uma deficiência de magnésio. Como isso acontece? Ele começa a apresentar uma certa fraqueza em algumas funções. Fraquezas como irritabilidade, fadiga muscular e até mesmo quadros de arritmias cardíacas.

Quando o magnésio é ingerido, o corpo responde de forma muito positiva. Isso porque este componente químico, mesmo que muitos não saibam, influenciam nas mais variadas funções do corpo. Entre os benefícios que este nutriente apresenta, estão o auxílio na pressão arterial, contribuição para a saúde nervosa do sistema, ajuda na formação e solidificação do cabelo e dos dentes. Além disso, ajuda no controle da glicose e até mesmo na saúde mental.

No caso, a ingestão de magnésio ajuda no controle do sono e do humor. Quando o corpo está sofrendo com estas deficiências, com certeza todo este conjunto é afetado.

Existem quantos tipos de magnésio?

Existe uma curiosidade em torno dos benefícios do magnésio. Na verdade, existem vários tipos do elemento e não somente um. O quelato ajuda a suprir carências nutricionais. O dimalato, por sua vez, auxilia na redução da fadiga e das dores musculares.

Existe também o chamado de cloreto de magnésio, que ajuda principalmente na parte intestinal e no trânsito, assim como pode funcionar também com o uso do magnésio citrato. Há também um composto que se chama magnésio L-treonato, que costuma ser associado à saúde cerebral e memória, ajudando principalmente nas questões de saúde mental.

Tendo isso em conta, é possível tentar descobrir qual o melhor magnésio para a sua saúde, dependendo da necessidade que o corpo exige.

Qual o melhor magnésio para o corpo?

Essa pergunta consegue receber diversas respostas. Para saber qual o melhor magnésio para o corpo, é preciso ter consciência da sua individualidade e das suas necessidades. Para isso, um caminho é procurar um médico ou um nutricionista que consegue indicar qual o caminho mais adequado.

Isso deve levar em conta o estilo de vida, exames, os sintomas e as necessidades que a pessoa entende que sejam necessárias para sua rotina. A automedicação, como na maioria dos casos, não é indicada e pode trazer consigo uma série de efeitos que não são desejados e podem prejudicar o corpo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem