Diretor Geral do Sigma, Marcelo Tavares, comenta sobre itinerários integrados para aproximar o conteúdo do mundo do trabalho
Com a reformulação do Novo Ensino Médio, escolas de todo o país estão sendo desafiadas a tornar o currículo mais atrativo e conectado com os interesses e o futuro dos estudantes. No Distrito Federal, o Colégio Sigma tem adotado uma abordagem inovadora ao desenvolver itinerários formativos que dialogam diretamente com os anseios dos jovens e com as demandas do mercado de trabalho.
“O fundamento maior do itinerário formativo é fazer com que o ensino médio fique mais atrativo para os jovens. Então, as escolas precisam, antes de mais nada, entender aquilo que os jovens querem, principalmente depois do ensino médio ou da faculdade. E a partir desse diagnóstico, as escolas podem se embasar e organizar os seus próprios itinerários formativos”, explica Marcelo Tavares, Diretor Geral do Sigma.
A legislação exige que, dentro das 3 mil horas do ensino médio, 600 sejam destinadas aos itinerários formativos, conjuntos de disciplinas e projetos que aprofundam conhecimentos em áreas escolhidas pelos alunos. No Sigma, o processo começa com uma escuta ativa dos estudantes, levando em conta seus interesses pessoais, acadêmicos e profissionais.
“A ideia é que esses itinerários sejam oferecidos pelas quatro áreas do conhecimento, linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Mas o ideal mesmo, e a legislação permite isso, é que esses itinerários sejam combinados”, destaca Marcelo. “Aqui no Sigma, a gente combina matemática com linguagem, ciências da natureza com ciências humanas, valorizando principalmente o mundo do trabalho, o respeito ao próprio corpo, a ciência pública e, finalmente, o conhecimento da matemática como uma lente para entender melhor o mundo.”
O Sigma também prioriza a cidadania e o protagonismo estudantil como pilares do ensino. Os itinerários são integrados à grade horária e desenvolvidos a partir da proposta político-pedagógica da escola, com práticas que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas. A aplicação de exercícios e a abordagem de temas do cotidiano são estratégias utilizadas para consolidar os conteúdos.
Ao adaptar os itinerários de forma estratégica, o Sigma aposta em uma formação mais personalizada e conectada com os desafios contemporâneos, preparando seus alunos para a universidade, o mercado de trabalho e a vida em sociedade.