Bio Caldo - Quit Alimentos

Como buscar motivação para ir à academia?

 O momento da prática de exercícios físicos deve ser lembrado como momento de autocuidado, de tirar um tempo para si próprio

 

Créditos: Phawat Topaisan/iStock

Não ir para a academia malhar as vezes pode não ser uma questão de falta de tempo, e sim de motivação. Isso pode ocorrer porque muitas pessoas ainda associam fazer exercícios apenas a alcançar alguns padrões estéticos e desistem de alcançá-los ou adiam essa meta.

É preciso, porém, enxergar a rotina de realização de atividades físicas como um momento de autocuidado, tal como os cuidados com a pele, denominados de skincare. Esse momento é muito necessário, principalmente, em meio à correria da vida nas cidades grandes, a qual põe sempre em prova a saúde física e mental.

Tirar um tempo para a academia é reservar um momento para se valorizar, atraindo o melhor, já que os benefícios da atividade física são inegáveis. Cuida-se da saúde física, aumentando a força, reduzindo o encurtamento das articulações e melhorando a  disposição, e previne-se doenças físicas e mentais, como depressão e ansiedade.

Além disso, os exercícios são responsáveis por promover autoestima e autoeficácia, liberando no corpo substâncias como dopamina, serotonina e noradrenalina. E com todo o conhecimento desses benefícios, há também pequenas atitudes que podem ajudar na empolgação para iniciar ou manter a frequência na academia.

Exercício ideal

A ideia de autocuidado envolve algo prazeroso, então por que não começar encontrando um exercício que a pessoa que vai realizar goste? Não é preciso se forçar a fazer musculação, por exemplo, só porque todo mundo está fazendo. Há diversos tipos de atividade que vão trazer resultados positivos para a saúde, como os exercícios aeróbicos, os esportes, a dança, o yoga e o crossfit.

Para achar um exercício que seja de seu agrado, é bom tentar mais de uma vez, porque nem sempre o amor pela atividade vem de primeira – apenas com a prática.

Melhor acompanhado

A indicação de alguém é um dos principais meios de notoriedade para restaurantes e demais estabelecimentos, por exemplo, e isso prova o quanto a opinião e a presença de amigos e conhecidos é importante. Um amigo que o acompanha na academia também pode ser uma motivação fundamental para fazer exercícios.

Caso não haja alguém com disponibilidade de fazer academia junto do praticante iniciante, é possível conquistar amizades em torno desse interesse em comum. Isso pode ser feito seguindo nas redes sociais pessoas que mostrem ser engajadas em uma rotina de exercícios, ou entrando em grupos e outros espaços de conversas sobre atividades físicas.

Meta

Estabelecer um propósito e ver resultados positivos em relação ao alcance desse objetivo também podem motivar idas à academia. Ter uma meta clara, como perder determinados quilos ou ganhar massa muscular em uma parte específica do corpo, também ajuda a manter o foco na atividade, sabendo que ela levará ao objetivo desejado.

É importante que as metas sejam realistas, permitindo avanços reais, e que as pessoas acompanhem o progresso rumo a esse objetivo, mesmo que em longo prazo. Metas muito absurdas podem levar à frustração e à desistência.

Escolher alimentação e vestuário

Quem nunca ouviu a frase “já tenho até a roupa de ir”? Ela significa estar pronto ou pronta para a ocasião, e a escolha da roupa significa assumir esse compromisso de ir a determinado evento. O mesmo pode ser dito em relação à escolha da alimentação pré e pós-treino.

Selecionar uma alimentação balanceada, com o apoio de um nutricionista, mostra o compromisso em se preparar completamente para o treino, adaptando a rotina à prática na academia. Essa alimentação provavelmente também irá garantir mais energia para o desempenho nas atividades físicas.

Voltando para as roupas, a escolha de um vestuário confortável e ajustável ao corpo, com roupas de academia masculinas ou femininas, torna a prática mais fluida e também mostra o quão comprometida a pessoa está em incluir a academia na rotina.

Horários

Avaliar os horários disponíveis do dia e determinar os períodos de treino é o começo de tudo. Após isso, é preciso certificar-se de criar alarmes e lembretes diários para fazer as atividades. Inserindo a prática na rotina, logo ela vira um hábito.

Quando alguém faz algo todos os dias no mesmo horário, o corpo entende a mensagem e se encarrega de produzir hormônios necessários para o desempenho da atividade.

Infelizmente, nem sempre será possível seguir o cronograma, por isso é preciso também ter certa flexibilidade para adaptar horários e não passar muito tempo sem fazer exercícios. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem