Bio Caldo - Quit Alimentos

4 dicas para saber se seu botijão está bem vedado

Existem alguns perigos em cima de um botijão mal vedado

 

Créditos: Evgen_Prozhyrko/iStock 

Um gás bem vedado é essencial para a segurança. Quando se tem um gás com problema de vedação, existem diversos riscos que podem surgir. Entre eles, problemas com explosões, incêndios e até mesmo intoxicações. Alguns destes problemas podem, inclusive, levar à morte.

Existem algumas dicas e caminhos para identificar se o botijão de gás está bem vedado ou se eventualmente está passando por algum tipo de vazamento. Basta a pessoa ficar atenta a alguns sinais que podem surgir.

Perceber a presença de cheiro

Uma das primeiras dicas para entender se o botijão está bem vedado ou não é quanto a presença de cheiros. Botijões que passam por algum tipo de vazamento costumam apresentar cheiro mais forte e evidente.

Existe um teste que pode ser feito utilizando espuma de sabão. Para esse teste, basta aplicar espuma entre a válvula e a mangueira do gás. Se surgirem bolhas nesta espuma, quer dizer que o vazamento está acontecendo.

Checar a borracha de vedação

A borracha de vedação é essencial para entender se o gás está tendo algum tipo de vazamento ou não. Essa borracha precisa estar em boas condições e bem encaixada. Do contrário, não existe essa segurança.

Instalar a mangueira da melhor forma possível

A mangueira do botijão de gás também serve como referência e demanda um pouco mais de atenção. Ela deve estar bem conectada. Isto é, sem nenhuma dobra ou algum tipo de desgaste.

Além das condições da mangueira, outros pontos chamam atenção e muitas pessoas desconhecem. É preciso estar atento ao prazo de validade. Se a mangueira estiver fora desse prazo, sua segurança fica muito comprometida, e aí é necessária uma troca ou o envio de uma nova por parte do fabricante.

Evitar exposição ao calor

Botijões de gás e calor não combinam. Os botijões devem ser armazenados em lugares que não sejam tão quentes ou não recebam raios solares de forma direta. Além disso, devem ficar longe de fontes de calor, como fogões, fornos e luz solar direta. Além do risco de explosão e de danificar a vedação, pode gerar problemas à mangueira.

O que fazer em casos de vazamento de gás?

Mesmo que seja perigoso e algo que assuste, existem alternativas que podem ser tomadas de forma rápida no caso de vazamento de gás. Entre algumas alternativas, sendo a mais recomendada no começo a de fechar o registro do botijão para interromper a saída de gás e abrir todas as portas e janelas para ventilar o ambiente. Além disso, é preciso evitar aproximar fontes de calor ou acender interruptores, o que pode contribuir para o risco de explosão.

Mas, ao seguir essas dicas e se atentar aos detalhes, as chances de existir algum problema ou algum vazamento nos botijões se tornam bem pequenas.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem