Conheça 2 caldos indispensáveis no inverno e ainda uma dica de como fazer essas receitas ficarem mais saborosas
Créditos: rodrigobark/iStock
O inverno está chegando! A chegada da estação mais fria do ano também traz os caldos e as sopas para o cardápio da família brasileira, seja nas festas juninas (famosas pelos caldos quentinhos ao lado da fogueira), em uma reunião entre amigos ou mesmo para aquecer a noite com a família, enquanto conversam ou assistem a algum filme ou série.
Pensando na grande variedade de sabores diferentes, separamos 2 caldos que não podem faltar no inverno. Confira:
Caldo de feijão
Um dos caldos mais amados do Brasil, rico em ferro, o caldo de feijão é a pedida certa para uma noite fria. Para fazer um caldo de feijão de respeito, é preciso:
500 gramas de feijão carioca
1,5 litro de água
1 cebola picada
1 colher de sopa de alho picado
Linguiça ou bacon em cubinhos
Sal e pimenta a gosto
Para começar o caldo, é preciso cozinhar o feijão em 1,5 litro de água na panela de pressão por aproximadamente 20 minutos, ou até o feijão ficar macio. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho; quando estiverem dourados, coloque o refogado em um liquidificador junto do feijão cozido e seu caldo, e bata tudo até ficar homogêneo. Na mesma panela que foi refogado a cebola e o alho, temos que refogar a linguiça ou o bacon até ficarem douradinhos (cuidado para não passar do ponto e ficarem muito duros); junte a linguiça ou o bacon ao caldo batido e está pronto para servir.
Caldo de mandioquinha
Uma das muitas receitas que podem ser feitas com mandioquinha é esse caldo saboroso, muito nutritivo e fácil de fazer. Para preparar o caldo, é preciso apenas:
1 kg de mandioquinha sem casca e cortada em cubos
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de manteiga
1 cubo de caldo de legumes
1 caixa de creme de leite
200 g de queijo mussarela
500 ml de água
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
O preparo é bem simples: em uma panela grande, coloque a água, o caldo de legumes e os cubos de mandioquinha, e deixe ferver até a mandioquinha ficar mole e cozida. Retire o conteúdo da panela e bata em um liquidificador até obter um creme liso e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola na manteiga até ficarem dourados, volte o creme do liquidificador para a panela com o alho e a cebola refogados, adicione o creme de leite e o queijo e misture bem até ficar bem cremoso e homogêneo. Acerte o tempero com sal, pimenta e cheiro-verde.
Dica para seus caldos ficarem mais saborosos
Na hora de cozinhar, especialmente ao fazer caldos, muitas pessoas acabam achando a comida “sem graça” ou sem sabor. Uma dica bastante importante que pode ajudar a tornar os caldos mais saborosos é utilizar o glutamato monossódico, também chamado de MSG.
O MSG é um realçador de sabor que não deve ser confundido com o sal, já que ele não tem a propriedade de salgar a comida. Além disso, ele traz ao prato o gosto umami (um dos 5 gostos básicos do paladar, ao lado do azedo amargo, doce e salgado).