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Saiba quais são as principais tendências de moda da geração Z

 Nascidos no final da década de 90 até o ano de 2010 redefinem a moda com mais conforto, autenticidade e inclusão 



Créditos: FilippoBacci I iStock


A geração Z, composta pelas pessoas que nasceram do final da década de 90 até o ano de 2010, tem uma relação próxima com o mundo digital, com tecnologia e internet. Em geral, são pessoas que cresceram no contexto dos videogames e das inovações tecnológicas.


Os valores defendidos pela geração Z impactam diretamente em hábitos de consumo na indústria da moda, que se adapta a esse público-alvo. O ativismo é bastante presente entre essas pessoas, elas costumam se preocupar com toda a cadeia produtiva do produto e, como resposta a essas demandas, surge uma moda mais consciente nos quesitos de inclusão, respeito e sustentabilidade.


Algumas características das tendências de moda da geração Z:


  • Peças confortáveis


Uma das características principais dessa geração é prezar pelo conforto e praticidade. Por isso, sapatos altos e roupas apertadas não fazem sucesso nos armários desse público, ao contrário de roupas em tamanho oversized, que são as queridinhas. Além disso, peças de tecidos leves e modelagens amplas são as mais procuradas, uma vez que proporcionam  liberdade de movimento ao longo do  dia.


Em razão disso, os tops cropped e os moletons ganharam bastante destaque, uma vez que são simples e fáceis de serem vestidos, além de super práticos. Nos pés, os saltos e as sapatilhas abrem espaço para tênis descolados, contemporâneos e estilosos, como o Air Force 1, da Nike.


  • Inclusão

Inclusão de todos os corpos na moda e respeito também são pilares essenciais para a geração Z. Isto é, marcas que atendem e trazem representatividade à diversidade de corpos, etnias e tamanhos, definitivamente, são as preferidas desse público. 

  • Autenticidade

Expressar-se, ser autêntico e ter um estilo próprio é uma das características da geração Z, visto que, para ela, transparecer sua identidade por meio da moda é uma forma de afirmar sua própria narrativa pessoal e lugar no mundo. Por isso, peças ímpares e inusitadas, que rompem com as convenções tradicionais, são bastante frequentes entre os jovens. 

Ainda, peças vintage e de segunda mão também fazem muito sucesso entre eles, rompendo com a ideia tradicional de roupas novas, modernas e de cores padrão. 

  • Sustentabilidade

A geração Z também é muito atenta à questão da preservação ambiental e, por isso, marcas que tenham práticas sustentáveis, como produzir roupas a partir de materiais reciclados, sem origem animal, têm conquistado a preferência dos consumidores. Tal pensamento impulsiona mudanças na indústria da moda, além de evidenciar uma preocupação em relação ao futuro do planeta.

Algumas peças que a geração Z trouxe para o mercado:

  • Wide Legs

A calça wide leg tem um caimento mais largo, como de uma pantalona, que segue até a barra. Ela tem a cintura alta e é bem mais confortável que o modelo da calça skinny, por exemplo, além de ser bastante versátil e poder ser usada com croppeds, blusas, sandálias e tênis.

  • Candy colors

Outra tendência resgatada pela geração Z são as candy colors, cores que lembram doces, balas e chicletes, como verde menta, lavanda e rosa claro. Mas, a mudança que essa geração trouxe é que, nos anos 2000, as candy colors eram usadas de forma infantilizada, enquanto agora são de forma mais adulta e elegante. Além disso, não se limitam a roupas, também aparecem em bolsas, sapatos e maquiagens. 

  • Tranças

Ainda, a influência dos “Z” se faz presente até nos penteados, uma vez que as duas trancinhas na parte da frente do cabelo são um dos penteados mais frequentes entre as blogueiras e fashionistas.


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