Saiba quais são os principais causadores da língua branca


Problema comum entre muitos brasileiros e, na maioria das vezes, simples de ser resolvido



Créditos: iStock


A língua branca, geralmente, indica presença de bactérias e fungos na boca. Isto é, ocorre um aumento excessivo de microrganismos na superfície da língua, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero, resultante do acúmulo de detritos, bactérias e células mortas. 


A situação é mais comum quando existem condições favoráveis para o crescimento de fungos, como acontece em pessoas que não fazem uma higiene bucal adequada. A língua nessas condições colabora para o surgimento de outros problemas bucais, como mau hálito, superfície áspera e irritação nas papilas. Separamos aqui algumas possíveis causas para se esse for o seu caso. 


  • Má higiene oral 


Uma das causas mais comuns da língua branca: a má higiene bucal. Ela colabora para a acumulação de bactérias, que, em longo prazo, podem causar infecções na boca. 



  • Jejum prolongado

Prática comum na vida de muitas pessoas, especialmente na de mulheres. O jejum é uma técnica de emagrecimento que ocasiona vários danos à saúde: o mau hálito e a língua branca são alguns deles. 

  • Candidíase oral

Também conhecida como sapinho, é uma das causas mais comuns da língua branca, já que existe um acúmulo excessivo de fungos na boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode ocorrer em adultos que não realizam a escovação de forma correta. Além disso, é frequente em indivíduos que têm uma doença autoimune ou que fazem tratamento com antibióticos. 

  • Inflamação do estômago

Outra causa da língua branca é algum tipo de alteração estomacal, como a gastrite. Na maioria das vezes, está relacionada com uma infecção bacteriana, o que ocasiona sintomas de dor e queimação no estômago.

O que fazer se você se enquadrar em algum desses casos: ter uma higiene bucal adequada, escovando os dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Caso não melhore, deve-se consultar um profissional formado na faculdade de odontologia, que saberá indicar os melhores cuidados para você em relação à sua saúde bucal. 

Além disso, um procedimento que está sendo muito utilizado e aprovado pelos médicos formados na faculdade de odontologia é a raspagem da língua: consiste em passar o equipamento na língua de trás para frente, fazendo repetições. O raspador ajuda a acabar com o mau hálito, já que elimina fungos, bactérias e resíduos alimentares; melhora a saúde bucal; limpa o paladar; e aumenta a capacidade das papilas gustativas.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem